Casais em todo o Japão marcaram o início da era Reiwa em 1º de maio ao registrar seus casamentos na esperança de que isso marcaria um início auspicioso para suas vidas juntos.
Muitos casais aproveitaram um sistema que os permite registrarem seus casamentos em um balcão do escritório de governo local que fica aberto da meia-noite ao início da manhã, antes do dia de trabalho oficial começar.
Na cidade de Hachioji (Tóquio), onze casais registraram suas uniões no balcão que funciona entre a meia-noite e 1h. Em 30 minutos, a partir das 8h30 quando o escritório abriu, outros 15 casais registraram suas uniões.
Makoto Suminokura, de 31 anos e sua noiva Shihori, de 25, começaram a namorar em 1º de julho de 2017 e decidiram se casar em 1º de maio, que é considerado ser um dia particularmente de sorte e também é o aniversário de Makoto.
“Fiquei aliviado que conseguimos fazer o registro sem quaisquer problemas”, disse Makoto.
No distrito de Suginami em Tóquio, onde casais podem tirar fotos comemorativas após o registro de casamento, cerca de 50 pessoas formaram uma fila antes da abertura do escritório às 9h.
Masakado Ujiie, de 43, e Yuko, de 37, mantiveram uma relação de longa distância, já que viviam separadamente em Fukuoka e Tóquio.
O casal havia planejado registrar o casamento em 30 de junho, aniversário do primeiro encontro deles, mas escolheram 1º de maio, início da nova era após a entronização do imperador Naruhito.
No distrito de Minato de Tóquio, cerca de 160 casais registraram suas uniões entre a meia-noite e o meio-dia.
Yasushi Irei, de 60 anos, disse que quer viver com sua amiga Keiko, de 83, então eles poderão ajudar um ao outro. Yasushi se divorciou há 19 anos e ficou internado no ano passado por dois meses em razão de uma doença.
Após se aposentar do trabalho de motorista, ele abriu um salão de karokê na primavera passada no distrito com Keiko.
Fonte: Asahi