Conforme previsão o ciclone tropical se transformou em tufão, o quinto do ano, batizado de Danas. Ele se formou às 15h de terça-feira (16) no leste das Filipinas.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que o Danas tem pressão central de 994hPa, velocidade do vento no centro de 18m/s e máxima de 15m/s.
É provável que se desloque a noroeste, passando sobre a maior ilha do arquipélago filipino, Luzon, seguindo pela costa do continente chinês.
Por causa dele deverá se intensificar a entrada de ar muito úmido do sul, o que deverá estimular ainda mais as chuvas a partir de quinta-feira (18), de Okinawa à região oeste do Japão – Kyushu, Chugoku, Kansai e Tokai. Mas poderá interferir também no clima de parte da região leste.
Por isso, há possibilidade de chuvas muito fortes em ampla área do Japão.
Para as ilhas Amami e Okinawa a AMJ anunciou a saída do período das monções na semana anterior, mas deverá voltar a ter clima parecido.
De Kansai a Kanto havia previsão de anúncio de fim da estação chuvosa no fim de semana, o que deverá ser adiado para a próxima semana.
O nome Danas foi atribuído pelas Filipinas, o que significa ter experiência.
Fontes: Weather Map e WeatherNews