A operadora da rede de lojas Don Quijote disse na quinta-feira (12) que oferecerá desconto de 8% a partir de sábado (14) até 30 de setembro, véspera do planejado aumento do imposto sobre consumo (shohizei) de oito para dez por cento.
Com a ação, a empresa visa aguçar o apetite do consumidor, em uma época quando varejistas no país estão normalmente observando um aumento mais fraco do que o esperado em demanda antes da subida do imposto em 1º de outubro, em parte porque o governo deve manter o shohizei a 8% para certos itens.
O desconto será oferecido em 384 lojas da Don Quijote (Donki) pelo país, cobrindo produtos do dia a dia, eletrodomésticos, vestuário e outros itens comprados com quaisquer meios de pagamento, como dinheiro em espécie ou cartões de crédito. Entretanto, comidas e bebidas alcoólicas serão excluídas da campanha de desconto.
Essa será a primeira vez que a Don Quijote conduzirá uniformemente uma campanha de desconto em todo o país. A empresa permite que cada loja estabeleça os preços de produtos que elas manejam.
Enquanto a taxa padrão de aumento do imposto sobre consumo deve ser elevada para 10%, ela será mantida ao nível atual para comidas e bebidas, excluindo as alcoólicas, e alguns outros produtos.
Como outra medida para abrandar o impacto da subida do imposto, o governo introduzirá um programa para dar pontos a consumidores que realizarem pagamentos cashless.
Fonte: Jiji