O tufão Hagibis, o 19.º do ano, está se movendo em sentido a Shizuoka, sem perder sua potência, na classe de grande e muito forte, segundo informação da manhã de sábado (12) da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.
Com pressão atmosférica central de 945hPa e velocidade máxima no centro de 45m/s o Hagibis deverá atingir Shizuoka no final da tarde de sábado, sem perder a potência, se deslocando em sentido a Machida (Tóquio), onde o olho deverá estar sobre a cidade por volta das 21h.
Este tufão tem características de provocar vendavais, com ventos de até 60m/s ou 216Km/s além de muita chuva.
Aproximação já causa chuva e tempestade
Como a passagem do tufão coincide com a maré cheia a elevação das ondas causadas por ele torna-se muito perigosa. Jamais se aproxime da costa pois há sérios riscos de inundação, como já aconteceu em Shizuoka (província homônima).
A vigilância rigorosa é necessária para as regiões cobertas pela área de tempestade e chuva deste tufão, cujo diâmetro é gigantesco.
Já estão sob chuva as províncias das regiões de Kyushu até Tohoku. A previsão dos volumes pluviométricos até a manhã de domingo (23) é de:
- 800mm em Tokai
- 500mm em Kanto Koshin e Hokuriku
- 400mm nas Ilhas Izu e Tohoku
- 300mm em Kinki,
- 200mm em Shikoku e Chugoku
Rajada de vento destrói casa
Cuidado com vendavais em Tokai e Kanto, com ventos de até 162Km/h e sobretudo com as rajadas de vento violentas que podem chegar a 216Km/h.
Em Ichihara (Chiba) uma rajada de vento destruiu uma casa, ferindo 4 pessoas, sendo 2 crianças, por volta das 8h de sábado. Também há notícia de carros virados pelo vendaval e várias casas destelhadas.
Atenção aos alertas das autoridades locais
Nas províncias de Tokai e Kanto já estão sendo emitidos alertas de perigo de transbordamento dos rios e riscos de deslizamento. Por isso, fique atento a essas informações locais da sua cidade e bairro, pois pode ser que seja dada ordem de evacuação.
Para compreender essa linguagem fique atento à 3 palavras:
- Hinan junbi (避難準備): preparativo para evacuação
- Hinan kankoku (避難勧告): aviso de evacuação
- Hinan shiji (避難指示): ordem de evacuação
Apagão em Chiba, de novo
Até as 9h30 deste sábado na província de Chiba um apagão atinge cerca de 9,2 mil pontos, por causa de postes e cabos danificados pelas rajadas de vento, segundo a NHK.
No entanto, a JNN divulgou que até as 9h são 16,4 mil pontos, incluindo parte do Aeroporto Internacional de Narita, que fica na província de Chiba.
Fontes: NHK, AMJ, Tenki e JNN