O governo japonês planeja dar mais poderes a oficiais de quarentena em aeroportos, como parte de seus esforços para prevenir que a peste suína africana entre no país.
Surtos da doença contagiosa e altamente fatal foram reportados na China, Coreia do Sul e outras partes da Ásia, mas nenhum caso foi confirmado no Japão até agora, de acordo com reportagem da NHK.
O ministério da agricultura está trabalhando em alterações legais para bloquear a entrada do vírus da peste suína africana.
Ele planeja permitir a oficiais da quarentena em aeroportos perguntarem aos viajantes se eles têm quaisquer produtos derivados de carne. Eles também poderiam inspecionar bagagem sem o consentimento do dono.
O plano inclui penalidades mais pesadas para aqueles que trazerem produtos não autorizados derivados de carne. Atualmente, infratores estão sujeitos até 3 anos de prisão ou multa de até 9.200 dólares.
O ministério planeja apresentar as propostas alterações legais na sessão ordinária do próximo ano da assembleia.
O vírus não é prejudicial aos humanos, mas é altamente contagioso e quase sempre fatal para suínos. O ministério da agricultura do Japão diz que nenhuma vacina eficaz foi desenvolvida.
Fonte: NHK World