Seis mil mil pessoas a bordo de um navio de cruzeiro na Itália puderam desembarcar após autoridades da saúde terem dito que uma passageirea chinesa, a qual estava com sintomas do coronavírus, ter testado negativo para o vírus.
A mulher de 54 anos e seu marido estavam sendo mantidos em isolamento no navio, mas testes confirmaram que ela não estava infectada.
O navio Costa Smeralda atracou no porto de Civitavecchia, ao norte de Roma, na quinta-feira (30). A mulher, sobre a qual havia suspeita de coronavírus, teria viajado de Hong Kong para se juntar ao cruzeiro e desenvolveu febre enquanto estava a bordo.
Amostras foram levadas para o hospital Spallanzi de Roma, o qual é especializado em doenças infecciosas, e retornou negativo, disse o Ministério da Saúde da Itália.
O prefeito de Civitavecchia havia pedido às autoridades que evitassem deixar as pessoas desembarcarem até que testes médicos fossem realizados. No fim de quinta-feira (30), os passageiros começaram a deixar a embarcação.
Em uma outra notícia, o Primeiro-Ministro italiano Giuseppe Conte confirmou os primeiros dois casos do vírus no país, envolvendo dois turistas chineses, e interrompeu todos os voos entre Itália e China.
Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde – OMS declarou o coronavírus uma emergência de saúde internacional.
Na China, o número de mortos por causa do surto do novo coronavírus aumentou para 200 e o de infectados passa dos 8.900.
Casos vêm sendo diagnosticados em pelo menos 15 países e muitos implementaram planos de quarentena.
Mais pessoas estão infectadas agora na China do que durante o surto de SARS no início dos anos 2000, mas o número de mortos continua bem mais baixo. A SARS, também um coronavírus, causou doença respiratória aguda.
Pesquisadores estão trabalhando a fim de desenvolver uma vacina para proteger as pessoas do vírus. Um laboratório na Califórnia tem planos para uma vacina em potencial entrar em experimentos humanos até junho ou julho.
LATEST: Some 7,000 people are trapped on a Carnival cruise ship in Italy after a passenger came down with possible coronavirus symptoms https://t.co/GoJuo3pOj8 pic.twitter.com/TqdmgRknME
— Bloomberg (@business) January 30, 2020
Fonte: BBC