O chefe da Organização Mundial da Saúde – OMS manifestou grave preocupação com os países de renda baixa que não estão sendo abastecidos suficientemente com vacina contra coronavírus.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou na reunião virtual do conselho executivo do órgão na segunda-feira (18).
Ele disse que cerca de 39 milhões de doses de vacina haviam sido administradas em nações de renda mais alta, enquanto somente 25 haviam sido fornecidas em um único país pobre.
Apesar do panorama para distribuição igualitária, estabelecido pela OMS e outros, Tedros disse que “alguns países e companhias continuam a priorizar negócios bilaterais”.
Ele disse que tais mudanças estão aumentando os preços das vacinas.
Tedros disse que “o mundo está na beira de uma falha moral catastrófica” e que “o preço dessa falha será paga com vidas e subsistência nos países mais pobres do mundo”.
Ele disse que não é certo que os jovens, adultos saudáveis em países ricos sejam vacinados antes de profissionais da saúde e idosos em países mais pobres.
Tedros pediu aos governos em todo o mundo que apóiem esforços para que todos os países estejam prontos até o início de abril para vacinar seus profissionais da saúde e idosos.
Fonte: NHK