O Japão vai considerar a retomada de seu programa de subsídio destinado a promover o turismo doméstico em certas partes do país, disse o Ministro do Turismo Kazuyoshi Akaba na quinta-feira (25).
A ideia de reiniciar potencialmente a campanha Go To Travel ocorre quando o Japão decide encerrar seu segundo estado de emergência para seis províncias no fim deste mês, visto que o número de infecções por coronavírus não é mais considerado grave.
As seis províncias são Osaka, Quioto, Hyogo, Aichi, Gifu e Fukuoka, disseram oficiais.
O segundo estado de emergência foi declarado pela primeira vez por um mês em 7 de janeiro e depois estendido para 7 de março. Ao contrário do primeiro na primavera passada, ele só cobriu a área metropolitana de Tóquio e algumas outras do país que vivenciaram ressurgimento de infecções.
O governo ainda precisa decidir se encerrará a emergência para Tóquio e as províncias vizinhas de Kanagawa, Chiba e Saitama em 7 de março, de acordo com os oficiais.
Durante uma sessão parlamentar, Akaba, referindo-se à campanha de viagem – que foi culpada por críticos por causar ressurgimento de infecções – disse que o governo não tem planos para reiniciar o programa imediatamente após a emergência for suspensa.
Akaba disse que o governo precisa analisar cuidadosamente a situação da infecção de cada região antes de reiniciar a campanha, que foi interrompida em todo o país no dia 28 de dezembro.
Alguns oficiais do governo disseram que partes do programa deveriam ser revisadas, como reduzir descontos e solicitar que as pessoas usem a campanha somente para viagens durante dias úteis.
Fonte: Mainichi