Embora a província de Aichi não esteja em uma situação de rigor em relação aos leitos hospitalares para tratamento dos pacientes com Covid-19, diariamente vem tendo mais de 100 novos casos de infecção.
Assim, a situação está se aproximando do estágio III, por isso, o governador solicitou a inclusão nas Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, na terça-feira (13). Pretende conter o aumento do quadro da infecção até a chegada do feriado de Golden Week.
O governador de Saitama também fez o mesmo pedido explicando que “estamos no estágio de considerar uma transição”, se referindo a essas medidas.
Saitama tem o grande problema da disseminação dos vírus mutantes. Em breve será realizada uma reunião na sede de contramedidas para avaliação da situação e tomada de novas medidas.
Em Gifu, depois do total de 35 novos casos, o que não acontecia desde o começo de fevereiro, quando ainda estava sob estado de emergência, o governador decidiu fazer a mesma solicitação da província vizinha.
Osaka: novos pedidos à população
As províncias de Osaka e Hyogo, sob essas medidas do governo do país, tiveram números históricos de pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus, na terça-feira. Em Osaka foram 1.099 e em Hyogo 391.
Em Osaka, além do pedido para a população não sair sem necessidade e expediente reduzido nos estabelecimentos, o governador pediu aulas online para as universidades, home office na medida do possível para os funcionários das empresas, interrupção das atividades esportivas das escolas, e irá decidir se fecha ou não temporariamente as escolas da rede pública.
Fontes: Yomiuri TV, Yomiuri Shimbun, Gifu Shimbun e News Digest