As províncias de Aichi, Gifu e Mie estavam sob as medidas prioritárias até quinta-feira (26), ou seja, consideradas no estágio III de infecção, e passaram ao estágio IV, por isso, o estado de emergência a partir de sexta-feira (27) até 12 de setembro.
Sua colaboração é de extrema importância
Para frear a infecção explosiva é necessária a forte colaboração da população. Nesse período é importante deixar de sair se não tiver necessidade e urgência para evitar ao máximo o contato com outras pessoas que não são da família.
Quanto mais aumenta o número de testados positivo para o novo coronavírus, mais apertada fica a situação do sistema médico. O que vem ocorrendo nas grandes capitais é a recusa de internação e algumas vidas se foram por causa disso.
Por isso, a importância da consciência de que não se deve fazer jantares e churrascos com convidados, ou ir a eventos e locais com um grande número de pessoas para evitar o contágio. É preciso preservar as crianças também, pois nesta quinta onda, está aumentando diariamente o número de casos de infecção em menores.
Bares, restaurantes e lojas de departamento
Se cada governador havia determinado a redução do expediente de bares, restaurantes, karaokês e outros que servem bebidas alcoólicas, em cidades pontuais, durante as medidas especiais, no estado de emergência passa a ser em toda a província. Devem encerrar às 20h ou fechar as portas temporariamente. As casas que decidirem abrir até as 20h não podem servir bebidas alcoólicas. Ao não cumprimento a multa será de 300 mil ienes.
As grandes lojas de departamento e shopping centers também são alvo de redução do expediente até 20h, exceto para supermercados e farmácia.
E as escolas?
A província de Aichi pediu aos conselhos de educação de cada cidade que apoiem o aprendizado online. Também solicitou que considerem ativamente a frequência escolar escalonada (em horários diferentes) e a frequência escolar distribuída.
Gifu pretende oferecer aulas online aos alunos do ensino médio. Algumas escolas do primário e ginásio podem mudar o calendário de início do segundo semestre.
Na província de Mie, também, as aulas para os alunos do ensino médio e das escolas especiais serão online.
Fontes: CBC TV, Tokai TV e Ryukyu Shimpo