A Toyota Motor informou na sexta-feira (12) que a sua produção global em dezembro deverá ser de 800 mil unidades, sendo 300 mil no Japão e 500 mil no exterior. O volume de produção será maior do que de dezembro de 2020 – cerca de 760 mil unidades – quando estava em período de recuperação durante a pandemia do novo coronavírus.
Pela primeira vez em 7 meses todas as 28 linhas das 14 plantas do Japão voltarão ao normal. A dificuldade em adquirir as autopeças devido à epidemia do novo coronavírus no Sudeste Asiático está melhorando, informou.
Além disso, a previsão de produção de 9 milhões de unidades para o ano fiscal a se encerrar em março de 2022 continuará a ser mantida.
Otimismo na produção até março de 2022
Em novembro, anunciou que diminuiria em cerca de 150 mil unidades do plano inicial de cerca de 1 milhão para 850 mil a 900 mil. O ritmo de queda está sendo freado e Kenta Kon, um dos diretores da montadora, disse em entrevista coletiva no dia 4: “Não se pode dizer que não haja risco de cortes de produção em dezembro e janeiro, mas não há dúvida de que a produção vai se recuperar a um nível consideravelmente alto”.
Desta vez, a Toyota revisará o volume de produção global em dezembro para uma quantidade inferior ao planejado, mas não mudará a previsão de produção anual.
Para isso, é necessário um aumento significativo da produção de janeiro a março de 2022 em relação aos resultados de janeiro a março de 2021.
Um executivo de um fornecedor afiliado à Toyota disse: “Como há poucos dias úteis em janeiro e fevereiro, a previsão de produção de 9 milhões de unidades pode ser bastante difícil”. Mas a montadora informou que envidará todos os esforços para entregar os veículos.
Fontes: divulgação, Sankei e Nikkei