De acordo com a NHK, uma das redes de izakaya líderes no Japão, a Watami, planeja fechar cerca de um terço de seus estabelecimentos. A decisão foi levada pelo impacto da pandemia de coronavírus sobre seus negócios.
Fontes dizem que a Watami planeja fechar cerca de 80 bares do estilo japonês, de mais de 270 que ela opera a nível nacional. Cerca da metade será fechada neste ano e o restante em 2023.
O prolongado estado de emergência devido ao coronavírus em todo o Japão pesou sobre os lucros da companhia. Os restaurantes estão sendo solicitados a reduzirem seus horários de funcionamento e evitarem servir bebidas alcoólicas.
Fontes dizem que a Watami está considerando converter outros 80 de seus bares em estabelecimentos que servem churrasco à moda coreana ou restaurantes de sushi para melhorar seus negócios.
A Associação de Serviços de Alimentos do Japão diz que vendas a nível nacional no ano passado em bares no estilo japonês caiu 42% em comparação a 2020. A queda foi de 72% comparada aos níveis pré-pandemia em 2019.
Fonte: NHK