De acordo com a previsão de longo prazo da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), divulgada na terça-feira (27), a partir de novembro o leste e o oeste do país estarão suscetíveis ao clima mais frio, e as temperaturas para os próximos três meses devem ficar abaixo do normal.
De acordo com a previsão de novembro a janeiro, a temperatura média nesse período deverá ficar na média normal na região Tohoku, em Hokkaido e em Okinawa.
Mas, em ampla área do país poderá ter dias mais frios do que a média anual, especialmente em dezembro e janeiro, por causa das pressões atmosféricas de inverno.
Precipitação pluviométrica
Em relação à chuva e neve nos meses de dezembro e janeiro a previsão da AMJ indica:
- tendência de mais neve na faixa do Mar do Japão
- na média em Tohoku e Hokkaido
- de Kanto a Okinawa, na média ou inferior a ela
Segundo a AMJ, o fenômeno La Niña, que causa a queda de temperatura da superfície do mar na costa do Peru na América do Sul, provavelmente continuará. Por isso, o vento predominante de oeste serpenteia para o sul perto do Japão, tornando mais fácil para que o ar frio entre.
Diante dessa previsão, a recomendação para as províncias de Hokuriku, Quioto, Tottori e Shimane, banhadas pelo Mar do Japão, podem se preparar para uma possível neve mais pesada no inverno.
Por outro lado, Okinawa e Amami deverão ser menos afetadas pelas frentes frias e sistemas de baixa pressão, por isso, deverão ter menos chuva que o normal.
Fontes: WeatherNews e NHK