O popular Gion Matsuri (Festival de Gion) de Quioto será realizado em julho sem quaisquer restrições da covid-19, anunciaram organizadores.
A federação de carros alegóricos yamahoko do Gion Matsuri revelou em 13 de abril que tem a intenção de realizar o desfile de carros alegóricos “yamahoko” e o evento “yoiyama” (celebração de véspera) que atrai muitos espectadores durante o festival de 1 mês, em seu formato normal.
No verão passado, o desfile foi realizado pela 1ª vez em 3 anos, mas a federação havia pedido a todas as associações de preservação yamahoko que restringissem a participação no início do desfile e limitasse a entrada em suas instalações.
O Gion Festival inclui um “saki-matsuri” (festival inicial) e um “ato-matsuri” (festival final). No verão de 2022, vinte e três carros alegóricos participaram no saki-matsuri, e 11 se juntaram ao ato-matsuri.
O presidente da federação de carros alegóricos, Ikujiro Kimura, comentou: “As infecções por coronavírus estão diminuindo, e queremos tornar o festival uma ocasião alegre para muitas pessoas.
O Gion Matsuri dura o mês inteiro de julho. Ele teve origem como parte de um ritual de purificação (goryo-e) para acalmar os deuses e não acontecerem incêndios, enchentes e terremotos.
Fonte: Mainichi