
À esq. vulcão em erupção e à dir, o enxame de terremotos (Minami Nippon Shimbun)
O enxame de terremotos na costa das Ilhas Tokara (Kagoshima) continua. Às 14h01 e 14h07 de domingo (6) ocorreram dois terremotos de intensidade sísmica 5 forte. E à 0h08 e 0h12 de segunda-feira (7) foram dois de intensidade 4 e 5 fraca, respectivamente.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) advertiu no domingo, logo após os terremotos fortes, que a atividade sísmica continua ativa, podendo ocorrer mais um de intensidade 6.
Depois que a balsa administrada pela vila partiu para a segunda onda de evacuação da ilha, a prefeitura confirmou que todas as 28 pessoas que permaneceram na ilha estavam seguras.
Artigos relacionados

Crianças descendo da bala usada para evacuação dos moradores, chegando à cidade de Kagoshima (Minami Nippon Shimbun)
As 46 pessoas de Akusekijima e Kohojima que foram evacuadas chegaram à cidade de Kagoshima de balsa no domingo. Os 12 alunos do primário estão recebendo as aulas online.
De acordo com a vila, 44 pessoas já foram evacuadas de Akusekijima. As 28 pessoas restantes são 23 moradores na faixa etária de 20 a 70 anos e autoridades da aldeia. A Ilha Koho, onde um terremoto de magnitude 5,0 foi registrado no dia 2, também foi evacuada, com 42 pessoas permanecendo na ilha.
Até as 22h de domingo o número de abalos sísmicos chegou a 1.528, desde o primeiro iniciado em 21 de junho.

À esq. Akusekijima na sexta-feira (NHK) e à dir. as 12 ilhas de Tokara (Minami Nippon Shimbun)
Além do enxame de terremotos, vulcão entra em erupção
Se não bastasse o enxame de terremotos, o Monte Ontake em Suwanosejima, da Vila de Toshima, entrou em erupção no domingo.
Por volta das 21h, houve duas explosões e uma erupção produzindo quantidades médias a grandes de fumaça no Monte Ontake.
De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Fukuoka, a fumaça vulcânica atingiu uma altura máxima de 2 mil metros, mas nenhuma grande rocha vulcânica foi observada voando.
Fontes: Minami Nippon Shimbun e NHK







