Nova categoria de habilitação para dirigir caminhões visa atrair jovens motoristas

Nova categoria de carteira de habilitação no Japão visa incentivar jovens motoristas. Veja mais.

(Imagem ilustrativa: arquivo Portal Mie)

Um novo tipo de carteira de habilitação foi criado a pedido da indústria de caminhões, que quer mais motoristas jovens em meio à escassez e envelhecimento da força de trabalho.

Publicidade

Sob a revisada Lei de Tráfego em Rodovias, que entrou em vigor no domingo (12), um nova categoria de licença para dirigir caminhões de “porte quase-médio” foi criada para veículos com peso entre 3.5 a 7.5 toneladas, incluindo passageiros e carga.

Esta nova categoria chama-se 準中型自動車免許 (Jun Chugata Jidousha Menkyo), uma categoria intermediária entre Futsu e Chugata. (clique aqui para ver a matéria completa publicada pelo Portal Mie).

Para criar um espaço para a nova categoria de caminhão, o limite máximo para caminhões regulares foi reduzido de 5 para 3.5 toneladas e o limite mínimo para caminhões de porte médio foi elevado de 5 para 7.5 toneladas.

Essa foi a primeira alteração de classificação desde 2007, quando a categoria de caminhões de porte médio foi introduzida.

Incentivo a jovens motoristas no Japão

Enquanto motoristas de caminhões de porte médio precisam ter no mínimo 20 anos de idade com 2 ou mais anos de experiência no volante para conseguir a licença, aqueles com 18 anos ou mais sem experiência agora têm permissão para obter uma licença para dirigir caminhões de porte quase- médio.

Funcionários da indústria esperam que a nova categoria encoraje mais jovens a procurarem por serviços relacionados a transportes.

Aqueles que já têm licença para dirigir veículos regulares terão permissão para dirigir caminhões de porte quase médio de até 5 toneladas. O limite de peso do veículo será eliminado para tais motoristas que atenderem a certas exigências, incluindo 4 pacotes de aulas sobre habilidades de condução que poderão ser feitas em autoescolas.

Os típicos caminhões de porte quase-médio são veículos compactos usados para fazer entregas de encomendas de curta distância em residências e lojas de conveniência.

A popularidade das compras on-line levou a um aumento acentuado na demanda por serviços de entrega de encomendas e uma séria escassez de motoristas de caminhão.

“Muitas empresas de caminhão se queixam que não conseguem preencher novas vagas de trabalho que elas publicam”, disse Saito.

“O envelhecimento dos motoristas é um assunto sério. Como os motoristas com licenças para veículos regulares podem receber uma licença para dirigir caminhões de porte quase- médio ao fazer 4 pacotes de aulas, com sorte, pessoas na faixa etária de 30 anos vão se candidatar”.

Fonte: Jiji
Imagem: Arquivo Portal Mie

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais um hotel operado por robôs é inaugurado no Japão; outros 100 serão lançados

Publicado em 17 de março de 2017, em Conhecendo o Japão

Domínio dos robôs no Japão: mais 100 hotéis operados pelos robôs serão lançados, e há planos também para o exterior! Confira.

(Imagens: Henn na Hotel)

A conhecida agência do setor de viagens H.I.S. Co celebrou na quarta-feira (15) abertura de seu segundo hotel operado por robôs, o Henn na Hotel. A nova localização fica próxima ao Tokyo Disney Resort na cidade de Urayasu (Chiba).

Publicidade

Esse é o primeiro hotel operado por robôs que a empresa inaugura na região de Kanto, e há planos de lançar mais 100, incluindo estabelecimentos no exterior, dentro de 5 anos.

O objetivo do Henn na Hotel “não é ser estranho, mas sim transformar e evoluir”, disse Hideo Sawada, fundador e presidente da H.I.S, durante uma cerimônia de inauguração realizada no mesmo dia.

Na recepção, robôs que falam japonês, inglês, chinês e coreano atendem os hóspedes, assim como outros que ajudam as pessoas a carregarem suas bagagens até os quartos. Tarefas como limpar as janelas e passar o aspirador de pó também são realizadas por robôs.

Em Chiba, o hotel de 6 andares tem à disposição 100 quartos e usa cerca de 140 robôs. Sete funcionários humanos também estão no local, durante todo o tempo, para dar assistência, particularmente em emergências.

Segundo um funcionário do hotel, cerca de 80% das reservas disponíveis já estavam preenchidas até o final de março.

O original Henn na Hotel foi inaugurado em julho de 2015 próximo ao parque temático holandês Huis Ten Bosch na cidade de Sasebo (Nagasaki). Em novembro do ano passado, ele foi reconhecido pelo Guinness World Records como o “primeiro hotel operado por robôs” no mundo.

Informações:

Henn na Hotel Maihama Tokyo Bay (変なホテル 舞浜 東京ベイ)
Site: Henn na Hotel (em japonês e inglês)
Localização no Google Maps para referência, veja aqui

Fonte e vídeos: Japan Times
Imagem: Henn na Hotel

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!