O primeiro leilão de mangas ocorreu no Mercado Central da Cidade de Miyazaki (província homônima), na quinta-feira (13). Os produtores levaram as mangas colhidas das suas plantações. Havia tanto comprador no público que a cooperativa local JA conseguiu fazer a expedição de 196 caixas dessa fruta tropical originária da Índia, às 7h00.
Uma espécie chamada de Taiyo no Tamago (太陽のタマゴ ou traduzida livremente como ovo do sol) foi a que mais chamou a atenção. Essa manga, produto exclusivo da província de Miyazaki, tem um índice de frutose alto, chegando a mais de 15, de tão doce que é.
Duas mangas por 400 mil ienes
Para que uma caixa contendo 2 mangas pudesse ter recebido uma oferta histórica, como foi essa primeira, é preciso que as frutas sejam aprovadas nos rigorosos critérios. São eles: ter índice de frutose acima de 15, ter pele com mais da metade da cor em vermelho vivo, devem estar maduras e pesar mais de 350 gramas.
As duas leiloadas por 400 mil ienes cumpriram todos esses pré-requisitos. O peso de cada uma delas era de cerca de 500 gramas cada e o índice de frutose superior a 15.
Com muitos aplausos da plateia, segundo o jornal Chunichi, as mangas foram adquiridas por um comprador de uma loja de departamentos de Fukuoka.
De acordo com a imprensa japonesa, esse foi o maior valor pago por 2 mangas até o momento. No ano passado o valor máximo foi de metade desse.
Ao final do leilão, foram expedidas 1.446 caixas contendo 2 a 3 mangas de Miyazaki para serem leiloadas em outros mercados de todo o país, segundo o noticiário da FNN.
Para que os demais produtores pudessem experimentar o sabor dessa qualidade da manga, foi realizado um momento de degustação.
O pico de expedição das mangas Taiyo no Tamago e de outras variedades da província de Miyazaki vai até meados de junho, de acordo com informações da JA.
Fontes e fotos: Chunichi e FNN