Farmácias e fabricantes de medicamentos realizam medidas para melhor atender estrangeiros

Farmácias e fabricantes se esforçam para ajudar visitantes do exterior e residentes estrangeiros a entender os medicamentos que são prescritos a eles.

Farmácias e fabricantes se esforçam para ajudar visitantes do exterior e residentes estrangeiros a entender os medicamentos que sãos prescritos a eles (imagem ilustrativa)

Enquanto o número de visitantes estrangeiros que vêm ao Japão continua crescendo, farmácias que vendem remédios com prescrição médica e fabricantes de medicamentos estão intensificando os esforços para melhor servir os clientes que falam pouco japonês.

Publicidade

Na corrida para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020, farmacêuticos, juntamente com médicos e enfermeiras sentem a grande necessidade de ajudar os visitantes do exterior e residentes estrangeiros a entender os medicamentos que são prescritos a eles.

Clientes de várias nacionalidades

Em Otemachi (Tóquio) uma das farmácias da rede Ain, normalmente, recebe clientes de várias nacionalidades – de seis a sete por dia não é incomum –  visto que há uma clínica no mesmo prédio que é muito frequentada por estrangeiros.

A matriz da farmácia, a Ain Pharmaciez Inc, atribui funcionários proficientes em inglês para essa loja de Otemachi.

Miho Mitadera, responsável pela loja, disse que enquanto os médicos explicam sobre os medicamentos aos seus pacientes, farmacêuticos também precisam descrever como e quando eles devem ser tomados, ou como usar inaladores, por exemplo.

Clientes estrangeiros geralmente anotam as explicações dos farmacêuticos, mas as lojas também devem fornecer orientações escritas que são úteis para esses clientes, disse Mitadera.

Farmacêuticos precisam ter em mente as diferenças culturais

Além da questão do idioma, há diferenças culturais e costumes que os farmacêuticos precisam ter em mente, aponta.

Por exemplo, disse Mitadera “parece que há poucos medicamentos em pó nos Estados Unidos, então me perguntaram se eles deveriam ser dissolvidos na água,” enquanto isso é de conhecimento comum para os japoneses que tais medicamentos em pó devem ser tomados como são com água.

Para os falantes de outros idiomas estrangeiros que não seja o inglês, a loja usa um serviço por telefone que disponibiliza intérpretes com conhecimento de terminologias médicas.

Uma loja da Nozomi Pharmacy, também em Tóquio, usa um notebook onde diálogos esperados com clientes estrangeiros são escritos em japonês e inglês, junto com algumas ilustrações.

Com versões em inglês, a tradução para outras línguas seria mais fácil

Para as fabricantes de remédios, um grupo da indústria chamado RAD-AR Council Japan vem intensificando seus esforços em traduzir para inglês informações de medicamentos em folhetos, os quais ela distribui aos farmacêuticos.

Os folhetos são usados por farmacêuticos como uma referência ao explicar aos clientes sobre os efeitos e efeitos colaterais dos medicamentos.

Em 2010, menos de 10% dos folhetos haviam sido traduzidos para o inglês, incitando pedidos para um esforço maior. Se houvesse pelo menos versões em inglês, a tradução para outras línguas seria mais fácil, foi dito às fabricantes de medicamentos.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kit de toilet portátil para casos de desastres naturais

Publicado em 27 de outubro de 2017, em Curiosidades

O kit de toilet é prático e inovador, segundo seus desenvolvedores. Sua bolsa de transporte reforçada armazena até 16 litros de água. Veja o vídeo.

 

Publicidade

O kit de toilet portátil estará à venda no Japão a partir de 2018 (YouTube Akihiro Ito/reprodução)

Na ocorrência de um desastre natural, as necessidades básicas de uma pessoa – comida, água, abrigo e eletricidade – são geralmente comprometidas. Contudo, uma necessidade geralmente ignorada é a disponibilidade de toilets práticos.

Após desastres naturais no Japão, como o terremoto e tsunami de Tohoku em 2011 e os terremotos de Kumamoto em 2016, uma empresa com sede em Tóquio, a Nendo, se juntou à fornecedora de equipamentos Sugita-Ace para combater esse problema ao desenvolver um kit de toilet portátil, simples e inovador, que eles chamaram de minimLET.

Todos os itens incluídos no kit de toilet portátil (YouTube Akihiro Ito/reprodução)

Um dos grandes desafios de desenvolver um toilet portátil é, simplesmente, sua portabilidade.

Os designers da Nendo reduziram o tamanho de seu kit de toilet em seis itens: um assento de toilet, canos de alumínio, tenda de nylon, lenços de bolso, sacos de lixo e coagulante. Elementos volumosos como a tenda ou o assento do toilet tiveram que ser reduzidos ou eliminados inteiramente. O minimumLET trabalha nessas questões ao ter partes multifuncionais: hastes de alumínio que podem ser usadas para apoiar o assento do toilet ou a tenda de nylon, que também pode ser usada como um poncho (tipo de vestimenta para se proteger do frio e vento).

Baratos, itens do dia a dia podem também acrescentar funcionalidade ao kit. Tendo isso em mente, a estrutura do minimLET também pode ser compatível com um guarda-chuva de plástico, latas ou garrafas de plástico.

Quatro garrafas de plástico podem ser usadas para apoiar o assento (YouTube Akihiro Ito/reprodução)

O kit todo montado (com tenda de privacidade incluída) mais um guarda-chuva e garrafas de plástico para apoio (YouTube Akihiro Ito/reprodução)

O kit completo cabe dentro de uma bolsa do tamanho de uma usada para notebook. A bolsa em si tem um fundo reforçado que pode armazenar até 16 litros de água, ou quase a quantidade necessária para duas descargas.

A bolsa do kit é compacta, à prova d’àgua e pode armazenar até 16 litros de água (YouTube Akihiro Ito/reprodução)

O kit de toilet portátil será comercializado no Japão em 2018.

Assista a um vídeo para ver as características desse kit de toilet portátil:

Fonte e imagens: Japan Art, Design and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!