Vírus altamente patogênico da gripe aviária é detectado em Shimane

Em março deste ano, milhares de galinhas foram abatidas em Miyagi e Chiba após uma epidemia de gripe aviária causada pelo tipo H5N6 altamente contagioso.

O ministério tem intensificado seu monitoramento de aves silvestres dentro de uma área de 10 quilômetros do local onde o cisne morto foi encontrado (YouTube – Japan News/reprodução)

O Ministério do Meio Ambiente informou na quinta-feira (9) que um cisne selvagem encontrado morto em um lago no oeste do Japão foi infectado com um vírus da gripe aviária altamente contagioso, confirmando-o como o primeiro caso da doença no país nesta estação.

Publicidade

Um exame detalhado conduzido na Universidade de Tottori determinou a presença do tipo H5N6, que causou graves epidemias no Japão e na Ásia no passado, de acordo com o ministério.

O cisne-branco morto foi encontrado perto do Lago Shinji, em Matsue (Shimane) no domingo (5) e testou positivo para gripe aviária em um exame simples realizado pelo governo provincial.

Não houve nenhum outro relato de infecção em criadouros ou outras instalações nas proximidades do lago, confirmaram as autoridades.

Desde domingo, o ministério tem intensificado seu monitoramento de aves silvestres dentro de uma área de 10 quilômetros do local onde o cisne morto foi encontrado, enquanto elevou de 1 para 2 na quinta-feira (9) o nível de alerta de 3 estágios.

Especialistas serão enviados ao local

O ministério vai despachar especialistas ao local a partir da próxima semana para avaliar a situação. Ele também vai examinar aves mortas de forma mais aprofundada para determinar se elas foram infectadas com o vírus da gripe aviária.

O governo de Shimane iniciará inspeções em toda a província a partir desta sexta-feira (10), planejando alertar granjas em toda a área e conduzir inspeções no local.

Milhares de galinhas foram abatidas nas províncias de Miyagi e Chiba em março deste ano

No Japão, centenas de milhares de galinhas foram abatidas em granjas nas províncias de Miyagi e Chiba em março deste ano após uma epidemia de gripe aviária causada pelo tipo H5N6 altamente contagioso.

A gripe aviária – também conhecida como gripe do frango – é um tipo de gripe transmitida por aves. Todas as pessoas que contraíram a gripe aviária até agora estiveram em contato com aves doentes e ainda não há nenhum caso de contágio entre humanos.

O maior fator de risco para gripe aviária é o contato com aves contaminas pelo vírus causador da doença ou com superfícies contaminadas por penas, fezes ou saliva das aves.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: YouTube/Japan News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de mil peixes foram encontrados mortos em famoso aquário de Tóquio

Publicado em 10 de novembro de 2017, em Sociedade

Um importante aquário de Tóquio perdeu quase todos os peixes de seu maior tanque, provavelmente devido à falta de oxigênio.

Somente 73 peixes dos 23 tipos sobreviveram (YouTube- Japan News/reprodução)

O Sunshine Aquarium retomou a exibição pública do tanque na quinta-feira (9) após suspender algumas operações um dia antes e anunciar que um total de 1.235 peixes, contando por cerca de 94% dos animais do massivo tanque Sunshine Lagoon, haviam morrido.

Publicidade

As mortes em massa ocorreram após o aquário ter suspendido a operação de um dispositivo de limpeza que produz bolhas para o tanque a fim de melhorar a eficácia de produtos químicos adicionados à água para tratar alguns peixes pouco saudáveis.

Oxigênio continuou sendo fornecido ao tanque através de outro aparelho e a operadora do aquário não havia observado nada de anormal até a noite de terça-feira (6). Contudo, um guarda de segurança viu muito peixes mortos na manhã seguinte.

Somente 73 peixes dos 23 tipos sobreviveram, de acordo com a operadora do aquário.

O tanque de peixes tem 12 metros de comprimento, 9,6 metros de largura e 2,4 metros de altura, com capacidade para cerca de 240 toneladas de água.

Fonte: Mainichi
Imagem: Japan News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!