O Ministério do Meio Ambiente informou na quinta-feira (9) que um cisne selvagem encontrado morto em um lago no oeste do Japão foi infectado com um vírus da gripe aviária altamente contagioso, confirmando-o como o primeiro caso da doença no país nesta estação.
Um exame detalhado conduzido na Universidade de Tottori determinou a presença do tipo H5N6, que causou graves epidemias no Japão e na Ásia no passado, de acordo com o ministério.
O cisne-branco morto foi encontrado perto do Lago Shinji, em Matsue (Shimane) no domingo (5) e testou positivo para gripe aviária em um exame simples realizado pelo governo provincial.
Não houve nenhum outro relato de infecção em criadouros ou outras instalações nas proximidades do lago, confirmaram as autoridades.
Desde domingo, o ministério tem intensificado seu monitoramento de aves silvestres dentro de uma área de 10 quilômetros do local onde o cisne morto foi encontrado, enquanto elevou de 1 para 2 na quinta-feira (9) o nível de alerta de 3 estágios.
Especialistas serão enviados ao local
O ministério vai despachar especialistas ao local a partir da próxima semana para avaliar a situação. Ele também vai examinar aves mortas de forma mais aprofundada para determinar se elas foram infectadas com o vírus da gripe aviária.
O governo de Shimane iniciará inspeções em toda a província a partir desta sexta-feira (10), planejando alertar granjas em toda a área e conduzir inspeções no local.
Milhares de galinhas foram abatidas nas províncias de Miyagi e Chiba em março deste ano
No Japão, centenas de milhares de galinhas foram abatidas em granjas nas províncias de Miyagi e Chiba em março deste ano após uma epidemia de gripe aviária causada pelo tipo H5N6 altamente contagioso.
A gripe aviária – também conhecida como gripe do frango – é um tipo de gripe transmitida por aves. Todas as pessoas que contraíram a gripe aviária até agora estiveram em contato com aves doentes e ainda não há nenhum caso de contágio entre humanos.
O maior fator de risco para gripe aviária é o contato com aves contaminas pelo vírus causador da doença ou com superfícies contaminadas por penas, fezes ou saliva das aves.
Fonte: Japan Today, Kyodo Imagem: YouTube/Japan News