Ela escolheu um buraco formado numa árvore acer mono de mais de 400 anos, de um parque. Passou a viver lá desde novembro do ano passado e a população local começou a comentar sobre suas expressões que parece estar sorrindo. A coruja-dos-urais tornou-se celebridade em Sapporo (Hokkaido).
O responsável pelo parque diz “vamos procurar observá-la em silêncio, para ela viver com naturalidade”. Ele conta que quando as pálpebras ficam pesadas entra em sono. Ao ouvir o ruído dos corvos, estala os olhos mas logo volta a dormir.
As corujas-dos-urais vivem em Hokkaido, dentro da natureza e são todas silvestres. Porém, às vezes fazem ninhos nos beirais das casas e criam seus filhotes. Ou, como a nova celebridade, pode escolher um buraco acolhedor no parque.
Coruja-dos-urais
Segundo explicações do responsável pelo zoológico local, nesta época as corujas estão no período de namoro, se preparando para a temporada de reprodução, em março. São aves noturnas e para se alimentarem pegam os ratos, sempre à noite. Durante o dia costumam dormir.
Essa espécie tem penas claras, com toques em castanho, rosto com formato de coração, olhos pretos e bico amarelo. Chegam a ter 50cm de altura e quando abrem as asas podem ter de 90cm até 1 metro. Pesam entre 500 gramas a 1Kg, dependendo do sexo.
As corujas-dos-urais estão sob a proteção da Convenção de Washington e não podem ser criadas em cativeiro.
Fonte e fotos: Sankei