EUA aprovam venda de mísseis antibalísticos ao Japão em meio à ameaça da Coreia do Norte

Na terça-feira, o Departamento do Estado pediu ao Congresso a aprovação da venda de 4 mísseis e equipamento relacionado no valor de 133 milhões de dólares.

Na imagem, o líder norte-coreano Kim Jong-un (NHK/reprodução)

O governo dos Estados Unidos aprovou a venda de mísseis antibalísticos ao Japão para que o país se proteja de uma crescente ameaça nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, disse um oficial do Departamento do Estado na terça-feira (9).

Publicidade

A notícia da venda ocorre enquanto as Coreias do Norte e do Sul realizaram seu primeiro encontro em mais de dois anos com o objetivo de solucionar a crise em relação ao programa de míssil nuclear norte-coreano.

A venda ao Japão segue um ano de intensos lançamentos de mísseis norte-coreanos, sendo que alguns deles sobrevoaram o território japonês, e seu sexto e mais poderoso teste nuclear. Essas ações levaram a uma campanha intensificada dos EUA para endurecer as sanções das Nações Unidas, a qual Pyongyang chamou de ato de guerra.

Na terça-feira, o Departamento do Estado pediu ao Congresso a aprovação da venda de quatro mísseis e equipamento relacionado no valor de 133 milhões de dólares, que poderão ser lançados de destróieres no mar ou de um sistema com base em terra.

A venda dos mísseis antibalísticos, fabricados pela Raytheon Co e pela BAE Systems, acompanha o “comprometimento de Trump em fornecer capacidades de defesa adicionais a aliados ameaçados pelo comportamento provocativo da DPRK”, disse o oficial usando as iniciais para a Coreia do Norte.

O Japão decidiu formalmente em dezembro de 2017 que expandiria seu sistema antimíssil com estações e interceptores Aegis com base em terra fabricados nos Estados Unidos.

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos James Mattis e o Ministro da Defesa do Japão Itsunori Onodera, em uma ligação telefônica na segunda-feira (8), “condenaram o comportamento imprudente e ilegal da Coreia do Norte”, de acordo com uma declaração do Pentágono.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Continua a busca pelo menino de 3 anos desaparecido em Fukui

Publicado em 10 de janeiro de 2018, em Sociedade

O pequeno Ren, de 3 anos, da cidade de Echizen continua desaparecido. Há um mês que policiais e familiares procuram por ele e pedem ajuda.

Ren Tanaka usava esse casaco verde quando desapareceu, próximo ao rio, em Echizen (Fukui Shimbun)

No dia 9 completou um mês que o menino de 3 anos, Ren Tanaka, desapareceu, em Echizen (Fukui). O pai o levou até a empresa, o deixou no carro por cerca de 10 minutos, tempo para resolver um assunto. Quando voltou o filho não estava no carro e nem na redondeza. Foi por isso que pediu ajuda à polícia.

Publicidade

Buscas foram feitas nas margens do rio próximo e também nas águas. Porém, o menino ainda não foi encontrado.

Um novo panfleto foi confeccionado com a roupa que ele usava no dia. Vestia um casaco verde e tem cerca de um metro de altura.

Ajuda dos brasileiros

Como nas imediações de onde Ren desapareceu há muitos residentes brasileiros foi feito e distribuído um folheto também em português.

Uma equipe de policiais bateu nas casas no raio de 500 metros do local onde o menino desapareceu para pedir informações. Na equipe havia um que fala português para perguntar aos brasileiros.

Familiares, parentes, amigos e polícia se empenham na busca. Todas as câmeras da vizinhança mais os gravadores de vídeo dos carros que passaram por lá foram verificados.

Policiais parecem ter descartado a hipótese do menino ter caído no rio, já que nas buscas não encontraram nada.

A polícia de Echizen pede a colaboração de quem possa ter visto o menino. Já recebeu cerca de 200 telefonemas, mas até o momento, nenhuma pista concreta.

O número do telefone para informação é 0778-24-0110.

Fontes: Chunichi e Fukui Shimbun
Fotos: Fukui Shimbun 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!