O Ministério da Justiça anunciou nesta segunda-feira (22) que apresentará em breve um novo sistema de visto. Ele permitirá ao jovem descendente de quarta geração – yonsei – trabalhar no Japão.
A previsão é de permitir a entrada de 4 mil por ano. As condições são as que já foram amplamente divulgadas como idade na faixa entre 18 a 30 anos. Que venha com apresentação de emprego e tenha familiares residindo no país para que possam servir de suporte para a residência e subsistência, também nos procedimentos junto ao Departamento de Imigração.
No período compreendido entre 23 deste mês a 21 de fevereiro o ministério deverá submeter esse desenho ao comentário público, ou public comment, em inglês. Em concordância com o resultado, deverá implementar o novo visto até o final de março deste ano.
Apesar de ter a finalidade de promover o intercâmbio entre as sociedades nikkei do Brasil ou do Peru e do Japão, há vozes que apontam que o novo visto possa ser usado para garantir mão de obra barata.
A expectativa é de permitir a entrada de nikkeis de quarta geração de países como o Brasil e Peru, onde há grande comunidade nipobrasileira. Deverá ser enquadrado como visto para atividades específicas (特定活動, lê-se tokutei katsudo), permitindo o trabalho por 5 anos no Japão.
Um dos requisitos será a comprovação do conhecimento do idioma japonês, através do teste de proficiência da língua, nível 4.
Fonte: Nikkei Shimbun Foto: Wikimedia