
Chuva de meteoros Perseidas na noite de domingo, 12 de agosto, para fazer pedidos às estrelas (NAOJ)
No começo do feriado de Obon, com tantas pessoas passeando e viajando, mais um presente do Universo. Como ocorre todo ano, a chuva de meteoros Perseidas tem seu pico na noite deste domingo (12) no Japão.
Na época também de tufões trazendo chuvas fica a esperança de que as nuvens deem uma brecha. Assim, você poderá encontrar um momento de apreciação do espetáculo no céu.
Este ano a previsão é de ter muitos meteoros deixando rastros luminosos. Se buscar por um local com pouca poluição de luzes urbanas poderá chegar a apreciar 45 estrelas cadentes em uma hora. Mesmo de um local urbano poderá chegar a ver 10 delas por hora. E o melhor de tudo: poderá vê-las a olho nu!
Onde e que horas ver a chuva de estrelas
Se não conseguir vê-las na noite de domingo há chance na segunda-feira.
Os melhores horários são a partir das 22h até antes do amanhecer.

Se encontrar o radiante (em amarelo) a constelação Perseus está ao lado (NAOJ)
Para saber o melhor local no céu basta procurar por um ponto luminoso, chamado de radiante. No caso do grupo de chuva de meteoros Perseidas, está perto da estrela γ (gama) de Perseu.
Mas, segundo o NAOJ-Observatório Astronômico Nacional do Japão, desde que não seja perto da lua, qualquer outro local do céu oferece a possibilidade. Desde que você possa observá-lo com amplitude, por isso não se incomode com os pontos cardeais.

Quantidade estimada de ‘estrelas caindo’ por hora nas principais capitais. Com mais intensidade de luzes urbanas se vê menos (Tenki)
Em resumo, as melhores condições são:
- Horário: após 22h
- Local para apreciação longe da iluminação urbana ou com pouca interferência, como praia, parque, montanha, campo, etc.
- Ponto no céu distante da lua
- Que o radiante esteja alto no céu
Uma das dicas do NAOJ é que seja persistente em observar o céu por pelo menos 15 minutos. Com isso a visão se acostuma com a escuridão e aumenta a possibilidade de ver mais ‘estrelas’ caindo.
Boa sorte!

Céu com um dos meteoros caindo (NAOJ)
Fontes, imagem e foto: Tenki e NAOJ