Mulheres assumem mais cargos de linha de frente nas Forças de Autodefesa do Japão

Um crescente número de mulheres nas Forças de Autodefesa do Japão está entrando em campos antigamente dominados apenas por homens.

A líder da 1ª Divisão de Escolta da FMAJ, um esquadrão de quatro navios que incluiu o principal porta-helicópteros Izumo também é uma mulher (Wikimedia/ Yamada Taro- foto do Izumo)

Um crescente número de mulheres na FAJ- Forças de Autodefesa do Japão está entrando em campos antigamente dominados apenas por homens, com uma recentemente se tornando a primeira piloto de caça do país.

Publicidade

“Quero me tornar uma piloto plena, não diferente dos homens”, disse Misa Matsushima, 1ª tenente da Força Aérea de Autodefesa, aos repórteres no fim de agosto após uma cerimônia realizada em uma base na província de Miyazaki, marcando a conclusão de um curso de treinamento para se tornar uma piloto de caça F-15.

“Ficarei feliz se mais mulheres ficassem motivadas para se tornar pilotos de caça por minha causa”, disse ela.

A FAAJ- Força Aérea de Autodefesa do Japão retirou a restrição de gênero sobre as mulheres operarem caças, assim como aeronaves de reconhecimento em novembro de 2015. Até então, o Ministério da Defesa do Japão havia considerado as condições muito severas para as mulheres por causa das extremas forças-G envolvidas em operar caças que, às vezes, dificultam até a respiração dos pilotos.

No Estado-Maior Conjunto do ministério, que é responsável pela operação total das forças de autodefesa, algumas oficiais mulheres da força marítima e aérea ocupam agora cargos importantes.

Na FTAJ – Força Terrestre de Autodefesa do Japão, as mulheres assumiram cargos em uma ampla faixa de atividades. Por exemplo, o comandante regimental para suporte de logística, que lidera mais de 700 subordinados, é do sexo feminino, enquanto as mulheres também se tornaram pilotos de helicópteros de ataque e restrições sobre elas se tornarem pilotos de tanques também foram retiradas.

A líder da 1ª Divisão de Escolta da FMAJ, um esquadrão de quatro navios que incluiu o principal porta-helicópteros Izumo com uma tripulação de mil, também é uma mulher.

Misa Matsushima, a primeira piloto de caça do país (Kyodo)

O ministério também começou a levar em consideração a permissão de mulheres para trabalhar a bordo de submarinos.

Se o plano for colocado em ação, as únicas restrições restantes para membros do sexo feminino serão as corporações da FTAJ que lida com substâncias perigosas e aquela despachada a áreas onde partículas de poeira são formadas no ar.

Essas duas corporações estão sujeitas a limitações de destacamento sob a Lei de Padrões de Trabalho – a partir do ponto de vista de proteger os corpos das mulheres de substâncias nocivas que poderiam afetar a gravidez – de acordo com o Ministério da Defesa.

Enquanto a recente tendência de promover mulheres a cargos de linha de frente em campos da defesa nacional reflete a política do governo de “empoderamento feminino” do governo, o ministério também está tentando utilizar mais membros do sexo feminino para abrandar uma escassez de recursos humanos.

Desde o fim de março, o número de membros na FAJ situou-se a 226.789. O número de mulheres foi de 14.686, contando por somente 6,5% de todos os membros, embora o ministério afirme que planeja ter mais de 9% até 2030.

Contudo, obstáculos permanecem no caminho para colocar mais mulheres na FAJ devido à falta de instalações para elas, como acomodações.

Renovações não são necessárias apenas no local de trabalho para empregar mais mulheres, mas também em instalações de treinamento.

Para criar um ambiente de trabalho mais amigável às mulheres, o ministério instalou creches dentro de algumas guarnições e bases, e revisou seu sistema para que pudesse recontratar antigas funcionárias que deixaram o cargo para cuidar dos filhos pequenos. Quatro mulheres foram recontratadas de janeiro a setembro, com base no sistema alterado.

“Quando temos que despachar nosso pessoal a operações de resgate em desastres naturais ou missões internacionais, as mulheres estão em demanda porque normalmente é mais fácil de conversar com elas. Queremos ser uma organização com diversidade”, disse outro alto oficial.

Fonte: Kyodo
Imagem: Kyodo, Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tevê 8K com sintonizador inédito no mundo: Sharp anuncia lançamento

Publicado em 15 de outubro de 2018, em Tecnologia

Os lançamentos da Sharp são de aparelhos 8K com sintonizador integrado, inéditos no mundo, voltados para as famílias que adoram tevê, filmes e games.

Apresentação dos aparelhos 8K de 2 metros ou 80 polegadas, de segunda geração, para a imprensa (WI)

As transmissões de programas BS das emissora NHK e privadas, em 4K e 8K, começam em dezembro deste ano. A Sharp se antecipou e anunciou na segunda-feira (15) o lançamento da segunda geração de aparelhos de tevê 8K, já com sintonizador embutido. Isso é inédito no mundo.

Publicidade

A primeira geração lançada no ano passado – Aquos 8K LC-70X500 – não tinha sintonizador.

Os aparelhos são de 3 tamanhos: 60, 70 e 80 polegadas ou 2,03 metros de comprimento. Os preços sugeridos ficarão em torno de 750 mil, 1 milhão e 2 milhões de ienes, respectivamente.

Os novos aparelhos estarão sendo apresentados no CEATEC Japan, uma feira de inovações tecnológicas de comunicação, além de IoT-Internet of Things, a partir de 16 em Tóquio. A partir do dia seguinte deverá estar nas lojas de eletroeletrônicos para o consumidor final.

Realidade e nitidez 16 vezes maior

Nas transmissões em 4K e 8K os telespectadores podem desfrutar de imagens com qualidade de imagem muito mais nítida e realista do que a HDTV atual, pelo aumento significativamente maior do número de pixels. Só para ter uma ideia, em 8K sobe para 16 vezes mais de nitidez em relação ao atual full HD.

A nitidez é tamanha que se tem a impressão de estar diante da imagem real (WI)

Os aparelhos em 8K possuem painéis de cristal líquido com dimensões de 7.680 × 4.320 pixels e apresentam representação de imagem sutil e realista. As imagens em 8K expressam realisticamente como se pessoas e objetos, paisagens e cenário estivessem em frente do telespectador.  

Som de alta qualidade

Em relação aos alto-falantes, têm potência de 70W (10W×4 canais + 15W×2 canais), o que resulta em uma qualidade de som natural e fácil de ouvir, mesmo de frente. Aqui entra a colaboração da famosa e refinada Onkyo.

Os aparelhos atenderão ao Google Assistant, aos vídeos como Cocoro Video, Netflix, YouTube, dTV, Hulu, GYAO, DAZN, AbemaTV, NEXT, niconico e SKY PerfecTV!.

Fontes: NHK e Watch Impress 
Fotos: WI

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!