Cidade japonesa tenta melhorar o comportamento de turistas

Clientes e donos de estabelecimentos em Quioto vêm se queixando da aglomeração e comportamento desconsiderado enquanto o número de visitantes aumentou muito nos últimos anos.

Visitantes no famoso Kiyomizu-dera em Quioto (arquivo PM)

A cidade de Quioto (província homônima) vem distribuindo panfletos e lanternas de papel para tentar lembrar os turistas sobre como se comportar em seu histórico distrito de Gion.

Publicidade

Clientes e donos de estabelecimentos vêm se queixando da aglomeração e comportamento desconsiderado enquanto o número de visitantes aumentou muito nos últimos anos, apesar de tentativas anteriores de encorajar as boas maneiras.

Então, o conselho de Gion decidiu sanar a situação com educação apropriada, relata o Kyoto Shimbun.

Ele encarregou estudantes da escola de design da Universidade de Mulheres de Quioto a criarem conteúdo chamativo em japonês, chinês e inglês para colocar em bolsas brinde e organizou grupos de oficiais da polícia, estudantes e aprendizes de gueixa – maiko – para distribuí-los aos visitantes.

As mensagens variam de pedidos comuns para não sentar ou fumar na rua, a exigências mais específicas como pedir permissão às famosas gueixas de Gion antes de tirar selfies com elas, sem tocá-las.

Em 2017, o departamento de turismo de Quioto publicou um guia para visitantes sobre como se comportar, com base na palavra local “akimahen” – “é proibido”, ilustrado com gráficos animados e promoveu um vídeo em sites populares de avaliações feitas por visitantes.

O conselho instalou câmeras e contratou guardas para impedir que visitantes entrem em terrenos particulares, carros de patrulha da polícia nas ruas e um sistema de transmissão multilíngue o qual lembra os turistas para respeitarem a área, mas parece que a mensagem não foi absorvida, segundo reportagem do Mainichi.

O turismo em massa é um fenômeno relativamente novo no Japão e aumentou de 10 milhões em 2010 para um recorde de 31 milhões de pessoas em 2018, vindas principalmente do sudeste asiático.

A Organização de Turismo do Japão visa atrair 40 milhões em 2020.

Além de ganhos substanciais, isso trouxe uma série de problemas, de Mario karts circulando ilegalmente nas ruas de Tóquio a vandalismo nas Dunas de Tottori. Se as sacolas brinde não funcionarem, a cidade de Quioto está considerando reduzir os números, se as maneiras não forem melhoradas, de visitantes em seus distritos históricos.

Um esquema em caráter experimental que oferece informações sobre congestionamento provou ser eficaz no distrito de Arashiyama em novembro e dezembro de 2018.

Ele registrava o número de smartphones acessando a rede Wi-Fi na área do popular bosque de bambus, permitindo que 22.623 pessoas verificassem atualizações e evitasse horários de pico, divulgou o Mainichi.

A cidade também está promovendo seis locais perto de Quioto, incluindo o Santuário Fushimi Inari, a fim de mostrar as outras atrações da região sem prejudicar seu modo de vida.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Você conhece a Rota Romântica do Japão?

Publicado em 7 de junho de 2019, em Conhecendo o Japão

Várias pequenas cidades interessantes, resorts de águas termais e muito cenário natural podem ser apreciados ao longo da Romantic Road.

Monte Asama (imagem sup.), Lago Chuzenji (inf. à esq.) e Fukiware do Taki (inf. à dir.) – Wikimedia

A versão do Japão da Rota Romântica da Alemanha abrange cerca de 350 quilômetros a partir de Ueda (Nagano), passando pelas montanhas da província de Gunma, até Utsunomiya (Tochigi).

Publicidade

A “Romantic Road” alemã é uma rota temática elaborada por agentes de viagem nos anos 1950 com o intuito de promover locais. Ela detalha 350 quilômetros de estradas em Wurzburg e Fussen no sul da Alemanha conectando várias cidades e castelos pitorescos.

Várias pequenas cidades interessantes, resorts de águas termais e muito cenário natural podem ser apreciados ao longo da Rota Romântica – ou Nihon Romantic Highway –  incluindo o resort Karuizawa nas montanhas, vulcões ativos, as águas termais de Kusatsu e locais de patrimônio mundial de Nikko.

Em razão da falta de transporte público conveniente ao longo de seus vários trechos, a Rota Romântica continuou fora do alcance para muitos visitantes.

O transporte privado, como carro alugado, e de dois a cinco dias são recomendados para cobrir a rota por inteiro. Uma parte da rota ao leste de Nikko tem acesso interditado durante o inverno.

Cidade de Ueda (Nagano)

As principais atrações turísticas de Ueda são o Castelo de Ueda com ruínas do antigo castelo e o Bessho Onsen, o resort de águas termais mais antigo de Nagano. Ueda está localizada a 30 quilômetros da cidade de Nagano e é uma estação na linha Hokuriku Shinkansen.

Castelo de Ueda (Wikimedia/Qurren)

↓10Km ao longo da Rota Nacional 18


Unno Juku (Nagano)

Unno Juku é um antigo posto dos correios e vila produtora de seda na Hokkoku Kaido, uma estrada antiga que percorria toda a província de Nagano. Dezenas de construções antigas foram belamente preservadas ao longo de um trecho de mais de 250 metros da estrada.

Unno Juku (unique-nagano)

↓10Km ao longo da Rota Nacional 18


Cidade de Komoro (Nagano)

A principal atração de Komoro é o Parque Kaiko (Kaikoen), o antigo local do castelo feudal da cidade. Hoje em dia, restam apenas um portão e a muralha destruída do castelo. Um pequeno museu com exibições de períodos feudais fica próximo à entrada do parque. A entrada do parque custa 500 ienes.

Kaiko-en (unique-nagano)

↓5Km ao longo da Rota Regional 80


Templo Shinraku, cidade de Miyota (Nagano)

Construído no pé do Monte Asama como proteção contra erupções vulcânicas, o Templo Shinraku (Shinraku-ji) tem uma história de mais de mil anos. Dentre as construções do templo está um pagode de três andares.

Shiraku-ji (nihon-kankou)

↓5Km ao longo da Rota Regional 80

↓10 Km ao longo da Rota Nacional 18


Karuizawa (Nagano)

Karuizawa é um elegante resort de montanha no pé do Monte Asama que oferece uma ampla variedade de atividades ao ar livre e oportunidades de compras, incluindo uma pequena versão do distrito comercial de Ginza, em Tóquio.

Pequena versão do distrito comercial de Ginza e Karuizawa (Wikimedia/663highland)

↓10Km ao longo da Shiraito Highlandway (400 ienes)

↓5Km ao longo da Onioshi Highway (620 ienes)


Onioshidashi, Monte Asama (Nagano)

A Rota Romântica segue a base do Monte Asama por mais de 50Km. Um dos lugares mais impressionantes para ver o vulcão ativo é do Parque Onishidashi, um fluxo de lava solidificada formada por uma antiga erupção.

Monte Asama visto de Onioshidashi (Wikimedia/Σ64)

↓15Km ao longo da Onioshi Highway

↓10Km ao longo da Rota Regional 59

↓5Km ao longo da Rota Nacional 292


Kusatsu Onsen (Gunma)

O Kusatsu Onsen é um dos resorts de águas termais mais famosos do Japão, agraciado com grandes volumes de águas termais de alta qualidade as quais dizem que podem curar doenças.

Kusatsu Onsen (Wikimedia/Aw1805)

↓10Km ao longo da Rota Nacional 292

↓25Km ao longo da Rota Regional 55

↓10Km ao longo da Rota Nacional 353


Shima Onsen (Gunma)

Um pequeno e tradicional resort de águas termais nas montanhas da província de Gunma.

Shima Onsen (Wikimedia/Kentaro Ohno)

↓15Km ao longo da Rota Nacional 353

↓15Km ao longo da Rota Nacional 145

↓40Km ao longo da Rota Nacional 120


Oiagami Onsen (Gunma)

Oigami é um resort de águas termais, localizado de forma atrativa perto do Rio Katashina. Vale a pena passar uma noite em um ryokan (pousada japonesa) no local ou pelo menos visitar uma casa de banho pública.

Oiagami Onsen (visitgunma)

↓3Km ao longo da Rota Nacional 120


Fukiware-no-Taki (Gunma)

A Fukiware no Taki é uma cachoeira com formato distinto ao longo do Rio Katashina, não muito longe do Oigami Onsen.

Fukiware no Taki (Wikimedia/Σ64)

↓55Km ao longo da Rota Nacional 120 (fechada no inverno, de dezembro ao final de abril)


Lago Chuzenji (Tochigi)

O Parque Nacional de Nikko oferece oportunidades de hiking com belas paisagens. O banho em águas termais pode ser desfrutado no Chuzenjiko Onsen e no Yumoto Onsen.

Lago Chuzenji (Wikimedia/uraomote_yamaneko)

↓15Km ao longo da Rota Nacional 120


Santuário de Toshogu (Tochigi)

Um dos locais turísticos mais populares do Japão, o local de patrimônio mundial de Nikko é famoso pelo Toshogu, o santuário mais luxuosamente decorado do Japão.

Nikko Yomeimon (Wikimedia)

Mapa ilustrado:

(Japan Guide)


Nihon Romantic Highway
(日本ロマンチック街道)

Site para informações: jrs-roman (toque para abrir, em japonês)

Localização para referência, veja no mapa abaixo:

Fonte: Japan Guide

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!