Até cerca de 231 mil pessoas morreriam ou seriam dadas como desaparecidas se um megaterremoto ocorrer na fossa submarina chamada Nankai Trough, ao largo da costa do Pacífico, disse em 31 de maio o conselho central de gestão de desastres do governo em sua mais recente estimativa de danos.
A estimativa atualizada, revelada na reunião do dia do conselho, sofreu redução de 90.000 da previsão de 323.000 de agosto de 2012.
O Escritório do Gabinete acredita que a queda reflete a crescente conscientização sobre a importância da evacuação antecipada na ocorrência de um tsunami dentre residentes em áreas no lado do Pacífico do arquipélago.
O novo número foi calculado baseado na mais recente população, infraestrutura e outros dados, assim como os resultados de uma pesquisa conduzida com residentes sobre a conscientização de evacuação no momento de um tsunami.
O conselho, presidido pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, também disse que o número máximo de prédios que seriam destruídos pelo terremoto Nankai Trough ou que sofreriam incêndios que poderiam ser causados pelo tremor é projetado a um total de 2.094.000, queda da previsão anterior de 2.386.000.
Fonte: Jiji