Até as 10h30 de sexta-feira (13) 198.200 pontos continuam sem fornecimento de energia elétrica na província de Chiba, segundo informação da Tepco-Tokyo Electric Power Company.
Dentre essas cidades a Tepco informou que em todas as áreas de Chiba, Yotsukaido e Inzai, além de quase toda de Ichihara é possível que a recuperação seja feita ainda na sexta-feira.
As atividades continuam sendo realizadas com 11 mil funcionários, tanto da Tepco quanto de outras do país. Os danos causados às torres e aos postes de energia, como também às fiações elétricas excederam as expectativas.
Para continuar acompanhando a situação do apagão visite a página web: http://teideninfo.tepco.co.jp.
Governo decidiu aplicar lei de ajuda
O gabinete do governo informou na sexta-feira que irá aplicar a lei de ajuda nos desastres aos 41 municípios afetados pela passagem do tufão número 15. Os governos da união e da província irão bancar os custos para instalações de abrigos para a população.
Telefonia e água
A NTT também se apressa na recuperação das 31 mil linhas de telefonia fixa. As operadoras de telefonia celular instalaram estações-base e geradores móveis nos escritórios governamentais locais embasadas na lei de prevenção de desastres.
Na província cerca de 30 mil locais continuam sem o fornecimento de água. Mais de 200 escolas públicas, incluindo as de apoio especial, estão temporariamente sem aula.
Isso tem afetado gravemente o cotidiano das pessoas e também há danos na agricultura.
Fontes: NHK e Chunichi