Buraco na camada de ozônio do polo sul é o menor já registrado

O encolhimento se deve mais ao fato do excêntrico clima Antártico do que aos esforços para reduzir a poluição, divulgou a NASA.

Imagem da Terra (ilustrativa/banco de imagens PM)

O buraco de ozônio perto do polo sul neste ano é o menor desde que foi descoberto, mas se deve mais ao fato do excêntrico clima Antártico do que aos esforços para reduzir a poluição, divulgou a NASA.Nesse outono, o tamanho médio do buraco na camada de ozônio protetora da Terra é de 9,3 milhões que quilômetros quadrados. Isso representa queda de um pico de 26,6 milhões de quilômetros quadrados em 2006.

Publicidade

O buraco deste ano é ainda menor do que aquele descoberto pela primeira vez em 1985.

“Isso é realmente uma boa notícia”, disse o cientista Paul Newman da NASA. “Isso significa mais ozônio na atmosfera sobre o hemisfério e menos radiação ultravioleta na superfície”.

A camada de ozônio da Terra blinda a vida na superfície da radiação solar prejudicial, mas compostos de cloro artificiais que podem durar no ar por 100 anos consomem o ozônio, criando um buraco sobre o Hemisfério Sul.

O buraco atinge seu pico em setembro e outubro e desaparece no fim de dezembro até a próxima primavera no Hemisfério Sul.

No Protocolo de Montreal de 1987 – o único tratado das Nações Unidas ratificado por todos os país  – proibiu muitos dos compostos de cloro usados em refrigerantes e aerossóis. A proibição resultou em um buraco de ozônio levemente menor nos últimos anos, mas o encolhimento drástico deste ano não vem desses esforços, disse Newman.

“É somente um acaso do clima”, disse Brian Toon, cientista atmosférico da Universidade do Colorado.

O cloro no ar precisa que temperaturas frias na estratosfera e nuvens se convertam em uma forma de substância química que consome o ozônio, disse Newman. As nuvens se vão quando ele esquenta.

Entretanto, esses meses de setembro e outubro, o vórtex polar do sul – o qual assim como o do norte é um espiral de ventos frios de alta velocidade em torno do polo – começou a quebrar. A 20Km de altura na atmosfera, as temperaturas estavam 16ºC mais quentes do que a média. O velocidade dos ventos caiu de normais 259Km/h para 108Km/h, divulgou a NASA.

Isso é algo que acontece por ocasião, ocorrendo em 1988 e 2002, mas não a esse extremo, disse Newman.

“Nos beneficiamos um pouco neste ano”, disse ele.

A imagem da NASA mostra um mapa de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida em 20 de outubro de 2019. As cores roxas e azuis indicam a menor quantidade de ozônio e os amarelos e vermelhos mostra a maior (Foddard Space Flight Center/NASA via AP)

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Espetacular parque de rosas para passeio em Saitama

Publicado em 23 de outubro de 2019, em Turismo em Saitama

Milhares de rosas estão floridas no imenso jardim cultivado desde 2001, tornando-se um point colorido e perfumado.

Roseiras coloridas na parada para descanso da rodovia (Saitama Shimbun, à dir. e à esq. divulgação)

A parada para descanso dos motoristas em Kumagaya (Saitama) chamada Michi-no-Eki Menuna, está com um espetáculo natural neste outono.

Publicidade

Desde 2001 a administração do local começou a plantar as rosas. Atualmente são 400 variedades, no total de 2 mil roseiras. Foram escolhidas as variedades que duram mais, por isso, o belo jardim pode ser apreciado até meados de novembro. 

Além das roseiras perfumadas os visitantes se encantam com as flores coloridas. Ninguém resiste às fotos e vídeos com seus smartphones nesse belo passeio. 

Os visitantes podem comprar produtos agrícolas locais, se servir de pratos gourmet com legumes da estação, além de lembrancinhas. 

Michi-no-Menuma

道の駅めぬま

  • Fica na rodovia 407 (toque aqui para abrir o mapa)
  • Estacionamento para 100 carros de passeio, 30 grandes e para os portadores de deficiência
  • Horário durante a semana: 10h às 18h
  • Horário no fim de semana: 9h30 às 18h 
Fontes: Saitama Shimbun, Pref. Kumagaya e divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!