Tufão n.º 19 segue para parte de Tokai, Kanto e Tohoku

Quando o ainda ‘violento’ tufão Hagibis se aproximar do arquipélago principal deverá estar na classe ‘muito forte’, por isso, veja a previsão.

Perigoso tufão e previsão de seu curso (Tenki)

Classificado grande e ‘violento’, o tufão Hagibis mantém a pressão atmosférica central de 915hPa, na manhã de quinta-feira (10), com velocidade máxima do vento no centro de 55m/s, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.

Publicidade

Ele está a 290Km da Ilha Iwo, localizada entre o Japão e Saipan, se movendo de forma mais lenta, a 15Km/h. A previsão é de que continue com essa potência, de ‘violento’, até 6h de sexta-feira (11). 

No sábado (12), já mais próximo do arquipélago principal, perde um pouco a potência, mas continua na classe ‘muito forte’. 

Risco de atingir em cheio 

Tufão classificado como ‘violento’ tem o olho bem nítido e sua área é grande (NHK)

Há forte risco de atingir as regiões Kanto e Tohoku, entre sábado e domingo. Antes de cobrir essas regiões, a área de forte tempestade passa sobre parte de Kansai e Tokai.

No sábado pela manhã a costa do Oceano Pacífico deverá ter elevação de ondas. Parte de Shikoku e Kansai deverá ter rajadas de vento muito fortes, enquanto em Tokai e Kanto começa a chuva com tempestade.

Áreas em vermelho indicam chuva acima de 320mm e na faixa amarela, pluviosidade de 160 a 320mm, de 6.ª a domingo (Weather News)

A previsão é de até 400mm de chuva em Tokai enquanto em Kanto, superior a isso.

Embora ainda não se pode dar o horário da aproximação do tufão em Tokai, Kanto e Tohoku, deverá ser entre sábado à tarde e manhã de domingo.

Não saia de casa 

Em parte de Tokai, Kanto e Tohoku há risco de interrupção de energia elétrica e água caso ocorram danos, como foi em Chiba, com o tufão n.º 15. 

Em Kanto as rajadas de vento estimadas são iguais ou superiores a 40m/s ou 144Km/h. São suficientes para derrubar caminhões e colocam a vida da pessoa em risco, pois não se consegue ficar de pé. 

Prevenção 

Por isso, a recomendação é de se prevenir, colando fitas adesivas nas janelas e portas de vidro para evitar de serem rompidas. Mas também outros cuidados de prevenção como deixar comprado alimentos que não precisem ir ao fogo, deixar as lanternas preparadas, smartphones carregados, banheira cheia para o caso de ocorrer corte de água. E também recolher as coisas da varanda ou quintal.

Os eventos estão sendo transferidos ou cancelados, as companhias de trem e avião estão considerando fazer operação controlada e, provavelmente, alguns trechos das vias expressas serão interrompidos para tráfego. 

Fique atento às novas informações sobre o tufão, mas sobretudo, faça os preparativos da prevenção ainda enquanto não está chovendo. 

Tabela que mostra tempestade, vento forte e chuva forte, por região, em faixas horárias de sábado a 2.ª feira (Weather News)

Fontes: Tenki, AMJ, NHK e Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Maioria gosta de fast-food no Japão: preferidos e motivos

Publicado em 10 de outubro de 2019, em Economia

Veja a preferências pelas redes de fast-food e as mais populares apontadas pelos entrevistados de uma grande pesquisa.

Fast-food no Japão (Pixabay, Wikimedia e Flickr)

Pelo nono ano consecutivo a empresa de pesquisa MyVoice realizou uma vasta pesquisa entre os consumidores japoneses sobre fast-food e divulgou o resultado na quarta-feira (9). 

Publicidade

Independente da idade 80% disseram que vão à alguma casa de fast-food, sendo que 45% das pessoas costumam ir mais de 1 vez ao mês. Os mais jovens, de teens à faixa dos 30 são os que mais vão, chegando a 60%.

Em geral, entre as redes a campeã é a McDonald’s com 80% da preferência. Depois vêm KFC-Kentucky Fried Chicken, Mister Donut e Lotteria, com percentuais na faixa dos 30 a 40%, na múltipla escolha. Em 6.º e 7.º lugares vêm Subway e Burger King, com 10% e 6%, respectivamente.

Dependendo da região as preferências são diferentes, como em Hokkaido o povo gosta mais da KFC enquanto em Kyushu a popularidade do Mos Burger é maior.

Motivos para ir a um fast-food

Segundo os entrevistados os principais motivos são porque acham saboroso e em segundo porque é barato, na proporção de 40 a 50%.

Em geral, outros motivos são a facilidade pela boa localização, segurança alimentar, facilidade para entrar e as promoções. As mulheres, em especial, apontaram o fato de poderem entrar sozinhas. 

Quando vão 

Sessenta por cento dos entrevistados disseram que costumam ir na hora do almoço. Em índices que variam de 16% a 24%, também vão quando estão com um pouco de fome, quando querem comer barato ou estão com pressa e se tiverem cupom de desconto.

A MyVoice entrevistou 10.235 pessoas, no período de 1.º a 5 de setembro deste ano.

Fontes: divulgação e Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!