Irã pode ter derrubado acidentalmente avião ucraniano, dizem EUA e Canadá

Diversas mídias americanas e o governo do Canadá dizem que a queda do avião ucraniano nesta semana foi devido a um ataque de mísseis feito pelo Irã erroneamente.

À esquerda, destroços do avião e, à direita, o momento em que a aeronave foi, supostamente, atingida por míssil do Irã

Na manhã de quarta-feira (8), uma aeronave comercial caiu perto do Aeroporto de Teerã cerca de 30 minutos após a decolagem do Aeroporto Imam Khomeini. O avião era um Boeing 737-800 e pertencia à Ukraine International Airlines. Segundo o governo da Ucrânia, todas as 176 pessoas que estavam a bordo morreram no acidente.

Publicidade

Na quinta-feira (9), diversas mídias americanas apontaram a possibilidade de o avião ter sido abatido acidentalmente pelo Irã, de acordo com observações feitas por representantes do governo americano.

Segundo a CBC, um satélite americano identificou o lançamento de 2 mísseis superfície-ar e, logo em seguida, a explosão do avião ucraniano.

A queda da aeronave ocorreu após o ataque militar do Irã contra bases militares amerinadas. Fontes do governo dos EUA analisam que o avião acabou se tornando um alvo do sistema de defesa aérea do Irã.

Em entrevista com repórteres na Casa Branca, o presidente americano Donald Trump comentou: “Não acredito que houve um problema na aeronave. Acho que alguém cometeu algum erro”, referindo-se à possibilidade de abatimento.

“Temos provas que mostram que o avião foi abatido”, diz primeiro-ministro do Canadá 

Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, em coletiva de imprensa no dia 9, lamentou a morte das vítimas e revelou que tem provas de que a aeronave foi abatida. “Informações do Canadá e de diversas agências de inteligência de países aliados mostram provas de que a aeronave foi abatida por míssil superfície-ar do Irã. Há a possibilidade de ter sido abatida por engano”, declara o ministro.

Trudeau completa que o Canadá investigará a causa e pede a colaboração do Irã.

Contudo, segundo mídias iranianas, autoridades do governo iraniano negam fortemente essas afirmações. “Nesse espaço aéreo passam aviões de voos internacionais e nacionais, então lançar um míssil nessa área é impensável. Não passa de boatos sem lógica”, diz o governo do Irã.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dia do 110: polícia do Japão recebeu menos chamadas do que 2018

Publicado em 10 de janeiro de 2020, em Sociedade

Embora o número de chamadas para o 110 através do smartphone tenha sido histórico, no total foi menor que em 2018.

Sirenes das patrulhas (NHK)

Em 10 de janeiro, comemora-se o Dia do 110. Nessa data, a Agência Nacional de Polícia do Japão informou que recebeu 8,29 milhões de chamadas entre 1.º de janeiro a 30 de novembro de 2019. 

Publicidade

Os maiores volumes foram da capital japonesa (1,32 milhão), seguida de Osaka (720 mil). A província com menor número foi Akita, com cerca de 60 mil.

O número de chamadas geradas pelo smartphone ou telefone celular foi histórico, com 6,13 milhões, representando 74% do total. 

Houve queda de chamadas em relação a 2018, de aproximadamente 60 mil, não chegando a 1% do total. Por outro lado, o tempo médio para os policiais chegarem até o local foi o mais lento dos últimos 10 anos, de 8 minutos e 6 segundos. Ou seja, 41 segundos a menos que antes. 

Grave os números da polícia

A agência também informou que 18% dessas chamadas não tinham nenhuma urgência ou não eram assuntos para a polícia. Entre elas, citou “quero que dê bronca no meu filho” ou “como estou bêbado e não consigo voltar para casa, quero que a patrulha me leve”. 

O número 110 deve ser usado para chamar a polícia em casos de urgência e emergência como de roubo, furto, acidente de trânsito, entre outros. No caso de não ter urgência ou não se tratar de emergência mas precisa denunciar, consultar-se ou se comunicar com a polícia, o número é #9110.

Central de atendimento do Departamento de Polícia Metropolitana (ANN)

 Fontes: ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão