Por volta de 12h15 de domingo (18) os moradores ouviram um estrondo e quando foram ver o que aconteceu, tinha ocorrido um colapso do asfalto da rua, por isso, logo ligaram para a polícia.
Foi em uma área residencial de Higashi Tsutsujigaoka, cidade de Chofu (Tóquio). A cavidade no solo tinha profundidade de 5 metros e a maior extensão do formato ovalado tinha pelo menos 5 metros.
Nesse momento não passava nenhum carro e tampouco pedestre, portanto, sem vítima.
Uma das casas ficou com o quintal em risco, pois o buraco chegou até abaixo do local.
Obra no subsolo
A Nexco East Japan está prosseguindo com os trabalhos de escavação para um túnel subterrâneo do anel viário externo de Tóquio e, no mesmo dia, a empresa anunciou que suspenderia as obras.
Teria marcado uma reunião com especialistas para investigar a causa. O túnel passa por um ponto mais profundo do que 40 metros no subsolo e sua relação com o colapso ainda é desconhecida.
A empresa pediu aos residentes locais que evacuassem e fechou o buraco com terra e areia como medida de emergência. A noite a rua estava restaurada.
Os residentes relataram que reclamaram dos tremores desde o final do mês passado. Provocaram rachaduras e lacunas na parede, bem antes do colapso da estrada nessa área. A Nexco está investigando a relação com a obra do túnel.
Fontes: Yomiuri e JNN