Volkswagen, Fiat Chrysler, Toyota, Nissan e Honda estão entre as outras montadoras que sofrem com a escassez de chips.
A montadora dos EUA disse que paralisaria operações em sua fábrica em Saarlouis, na Alemanha (banco de imagens)
A Ford ordenou a suspensão de operações por 1 mês em uma de suas plantas na Alemanha, o sinal mais recente de que uma escassez global de chips de computador está colocando montadoras sob pressão crescente e ameaçando suas recuperações da pandemia.
Publicidade
A montadora dos EUA disse que paralisaria sua fábrica em Saarlouis, na Alemanha, de segunda-feira (25) a 19 de fevereiro por causa da escassez de chips e fraca demanda. A planta fabrica o carro mais popular da Ford na Europa, o Focus, e emprega cerca de 5 mil pessoas.
A Ford foi forçada a fechar uma fábrica que produz SUVs em Louisville, Kentucky, nos EUA, na semana passada devido à escassez de semicondutores. Entretanto, o fechamento na Alemanha sugere que o problema, que está afetando montadoras em todo o mundo, poderia piorar antes de melhorar.
Principais fabricantes de semicondutores reatribuíram capacidade de montadoras no ano passado após a pandemia ter afetado as vendas de carros, e passaram a enviar chips a companhias que produzem smartphones, sistemas de jogos e outros dispositivos tecnológicos que se mantiveram em alta demanda.
Fornecimentos continuam apertados, e montadoras estão enfrentando dificuldades para garantir os chips que precisam.
A Volkswagen, Fiat Chrysler, Toyota, Nissan e Honda estão entre as outras montadoras que sofrem com a escassez de chips, os quais são usados em um crescente número de aplicações incluindo sistemas de assistência ao motorista e controle de navegação.
A média de chips utilizada em um carro é de 50 a 150.
Fonte: CNN