Na noite de segunda-feira (18), o primeiro-ministro Suga encarregou a administração da vacinação contra o Covid-19 ao Ministro para a Reforma Regulatória, Taro Kono. “A vacina é o fator decisivo para a prevenção. Quero começar as vacinações até o fim de fevereiro”, disse Suga.
Em coletiva de imprensa após reunião do gabinete, o ministro comenta sobre os seus deveres e responsabilidades. “Fiquei responsável pela logística da vacina, desde transporte, armazenagem e preparação dos pontos de vacinação. Vou trabalhar duro para que todos os cidadão recebam uma vacina eficiente e segura o mais rápido o possível.”, disse.
“Será extremamente importante a colaboração com todos as (organizações) envolvidas”, enfatiza. Kono está preparando sua agenda para discutir os detalhes da vacinação com os órgãos do governo e empresas relacionadas.
Kono também mencionou que elegeu os vice-ministros do gabinete, Hisayuki Fujii, e do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Tomohiro Yamamoto, para auxiliá-lo.
O secretário do gabinete Kato explica que Suga confia nas capacidades de Kono para solucionar o problema das vacinas. “Acreditamos em suas capacidades como Ministro da Reforma Regulatória para resolver os problemas enfrentados pelos órgãos relacionados, desde a criação de métodos de entrega e armazenagem em baixa temperatura, e estruturação dos municípios para a vacinação. O governo vai trabalhar arduamente para entregar uma vacina segura e eficiente para todos os cidadãos.”, disse.
Fonte: NHK