Segundo a divisão de administração da província de Hyogo, um funcionário na faixa dos 50 anos esqueceu de fechar a válvula de drenagem após limpeza de tanque de água. O caso foi revelado em coletiva de imprensa na segunda-feira (8), mas ocorreu em outubro de 2019.
De acordo com a província, o tanque está localizado no prédio oeste do escritório da prefeitura de Hyogo (Kencho), em Kobe. A limpeza é feita uma vez por ano por empresa terceirizada, mas a supervisão é encarregada aos funcionários da província. “Pode deixar que o resto eu faço”, disse o funcionário, que esqueceu de fechar a válvula, para os trabalhadores da empresa de inspeção.
Segundo as autoridades, cerca de 9.000 toneladas de água foram desperdiçadas. As autoridades souberam do ocorrido após um telefonema do departamento de esgoto e água da cidade de Kobe.
Normalmente, a conta de água no escritório gira em torno de ¥1 milhão por mês. Contudo, a despesa apenas da quantidade de água desperdiçada foi de ¥6,03 milhões.
A província cobrou essa despesa com os impostos recolhidos, mas obrigou o funcionário a arcar com metade do valor após julgamento.
“Peço desculpas a todos os cidadãos por ter gerado esse prejuízo”, disse o governador Toshizo Ido na coletiva. A província explica que reforçou as medidas de checagem e aumentou o número de funcionários na supervisão.
Fonte: Asahi