Farmacêutica iniciará no Japão teste de vacina contra Covid-19 derivada de plantas

A Medicago, uma subsidiária sediada no Canadá da Mitsubishi Tanabe Pharma, está desenvolvendo tecnologia para produzir vacinas a partir de tabaco.

Produção de vacinas (ilustrativa/banco de imagens)

A Mitsubishi Tanabe Pharma decidiu lançar no Japão a primeira vacina baseada em planta no mundo, soube o site Nikkei, abrindo potencialmente o caminho para estabilizar fornecimentos de vacinas contra Covid-19 para um país que até agora aprovou somente doses produzidas no exterior.

Publicidade

A farmacêutica planeja iniciar ensaios clínicos no Japão em outubro e enviar requerimento ao governo já em março de 2022. A companhia diz que a vacina é simples e barata para produzir em massa, e que ela pode lidar com novas variantes.

A Medicago, subsidiária sediada no Canadá, está desenvolvendo a tecnologia para produzir vacinas a partir de tabaco, que têm crescimento rápido. Genes virais são incorporados nas plantas e componentes de vacina são extraídos das folhas desenvolvidas.

Acredita-se que a vacina humana que vem desse processo seja a primeira feita de plantas.

Até o momento, a Mitsubishi Tanabe, que está no estágio final de ensaios clínicos no Canadá, Reino Unido e EUA, não detectou efeitos colaterais graves.

Um representante da companhia disse que participantes do ensaio apresentam mais de 10 vezes anticorpos do que pacientes de Covid-19 que se recuperaram da doença. “A segurança e eficácia da vacina continua comparável a outros imunizantes”, acrescentou.

Baixo custo e fácil armazenamento

O CEO Hiroaki Ueno tem a expectativa de que a vacina da Mitsubishi Tanabe custe menos do que aquelas sendo produzidas pela Pfizer e Moderna.

Como o processo toma vantagem do tabaco que tem crescimento acelerado, o imunizante pode ser produzido em 5 a 8 semanas. A Pfizer precisa de pelo menos 6 semanas para fabricar uma vacina que pode lidar com novas variantes de Covid-19.

As vacinas existentes como a da Pfizer necessitam de criopreservação, mas o imunizante da Mitsubishi Tanabe pode ser armazenado a temperaturas de 2ºC a 8ºC.

Isso facilitaria a estabilização de uma rede de fornecimento e para clínicas de pequeno porte conseguirem administrar os fornecimentos, mesmo em países emergentes com logística fraca.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nove vietnamitas presos por tentativa de assassinato

Publicado em 30 de setembro de 2021, em Crime

Eles quase levaram um compatriota à morte, por isso, foram presos como suspeitos de tentativa de homicídio.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!