Produção global da Toyota marca 1ª queda em meio à escassez de peças

Escassez de peças em meio à propagação da Covid-19 no Sudeste Asiático e falta de semicondutores causaram a queda.

A Toyota anunciou planos para cortar a produção em setembro e outubro (banco de imagens)

A Toyota Motor disse na quarta-feira (29) que sua produção global caiu 16,2% em agosto comparada ao ano anterior para 531.448 unidades, a primeira queda em 1 ano, devido à escassez de peças em meio à propagação da Covid-19 no Sudeste Asiático e falta de semicondutores.

Publicidade

A montadora japonesa anunciou planos para cortar a produção em setembro e outubro, obscurecendo a perspectiva para um setor automotivo que vivenciou forte recuperação nas vendas em mercados principais incluindo China e EUA.

A fabricante que mais vende automóveis no mundo reduziu sua perspectiva de produção do ano fiscal de 2021 para 9 milhões de unidades, queda de 300 mil de seu plano inicial.

As vendas globais em agosto aumentaram 3,9% para 748.893 unidades, marcando o 12º mês de ganho consecutivo, disse a Toyota.

O Sudeste Asiático serve como principal centro de fabricação para montadoras, mas fechamentos de fábricas em países como Malásia e Vietnã devido à pandemia dificultaram a garantia suficiente de peças.

Isso causou uma dor de cabeça adicional para montadoras que já estavam enfrentando dificuldades para lidar com uma escassez global de semicondutores.

Em agosto, a Toyota registrou uma queda de 19,9% na produção do exterior para 345.722 unidades, enquanto a fabricação nacional caiu 8,4% para 185.726 veículos.

A montadora espera que a produção global reduza à cerca da metade em setembro e diminua aproximadamente 40% em outubro de seus planos originais. O impacto dos recentes cortes de produção sobre as vendas deve se tornar mais aparente nos meses à frente.

Em agosto, a Toyota vendeu 637.324 unidades no exterior, alta de 3,4%. Enquanto a propagação da Covid-19 levou algumas concessionárias na China a fechar, as vendas na América do Norte foram mais ou menos uniformes.

Sustentadas por forte demanda dos compactos Yaris e Roomy, as vendas no Japão aumentaram 6,7% para 11.569 unidades.

Fonte: News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kishida é eleito líder do PLD e provável 100.º premiê do Japão

Publicado em 29 de setembro de 2021, em Política

A imprensa japonesa apontava Kono, atual ministro das vacinas, como sucessor de Suga, mas quem venceu a eleição do PLD foi Kishida.

Fumio Kishida, novo líder do PLD (NHK)

Na tarde de quarta-feira (29) aconteceu a eleição do líder do poder, o PLD-Partido Liberal Democrático, onde 4 concorriam à vaga, e o eleito foi Fumio Kishida, 64 anos, ex-ministro das relações exteriores.

Publicidade

A eleição ocorreu em um hotel em Tóquio, onde os membros do partido colocaram seu voto na urna, escolhendo entre os 4 candidatos – Taro Kono, Seiko Noda, Sanae Takaichi e Kishida.

Da esq. p/ dir. Taro Kono, Fumio Kishida, Sanae Takaichi e Seiko Noda (NHK)

Kishida assumiu a liderança com 256 votos na primeira votação, incluindo o voto parlamentar e o voto partidário, mas não atingiu a maioria dos votos, e Kono ficou em segundo. 

Kono foi derrubado por Kishida (NHK)

Os dois foram para a votação final e como resultado, Kishida obteve 257 votos, derrotando o atual ministro da vacinação, Kono, o qual recebeu 170, o qual era considerado pela imprensa como o próximo líder.

Assim, Fumio Kishida é o 27.º líder do PLD e espera-se que seja nomeado o 100.º primeiro-ministro na sessão extraordinária da Dieta em 4 de outubro.

Depois, se eleito, deverá formar seu gabinete para substituir Yoshihide Suga, com grandes desafios pela frente, pois a epidemia do coronavírus parece continuar e seus efeitos foram desastrosos para a sociedade e para a economia. 

Fontes: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros