Na quinta-feira (7) a Finlândia pausou o uso da vacina da Moderna contra Covid-19 para homens jovens devido a relatos de um efeito colateral cardiovascular raro, juntando-se à Suécia e Dinamarca em limitar seu uso.
“Um estudo nórdico envolvendo a Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca descobriu que homens com idade igual ou inferior a 30 anos que receberam a vacina da Moderna Spikevax tiveram um risco ligeiramente maior do que outras em desenvolver miocardite”, disse ele.
Autoridades da saúde sueca e dinamarquesa haviam anunciado na quarta-feira (6) que pausariam o uso da vacina da Moderna para todos os adultos jovens e crianças, citando o mesmo estudo não publicado.
A Noruega reiterou na quarta-feira que recomenda aos homens com menos de 30 anos que tomem a vacina da Pfizer no lugar.
O instituto finlandês disse que o estudo nórdico seria publicado dentro de algumas semanas e que dados preliminares haviam sido enviados para a Agência Europeia de Medicamentos – EMA para mais avaliações.
Condição rara
O comitê de segurança da EMA concluiu em julho que tal condição de inflamação no músculo do coração poderia ocorrer em casos muito raros após vacinação com a Spikevax da Moderna e a Comirnaty da Pfizer-BioNTech, mais frequentemente em homens mais jovens após a segunda dose.
Reguladoras nos EUA, União Europeia e a Organização Mundial da Saúde, entretanto, enfatizaram que os benefícios das doses baseadas em tecnologia mRNA usadas por ambas as farmacêuticas em prevenir o vírus continuam a compensar os riscos.
“Esses são tipicamente casos leves e os indivíduos tendem a se recuperar dentro de um curto período de tempo após tratamento padrão e descanso.
O risco de miocardite é substancialmente aumentado para aqueles que contraem Covid-19, e a vacinação é a melhor maneira de se proteger contra isso”.
Fonte: Yahoo