China pode perder metade da população em 45 anos

A China poderia ter 700 milhões de cidadãos a menos até 2055, alertaram pesquisadores.

Transporte público em Huzhou, China, junho de 2021 ( banco de imagens)

A população da China poderia diminuir pela metade em 45 anos, alertaram pesquisadores, após novos dados de censo terem mostrado que a taxa de nascimentos do país caiu para um menos do que o esperado de 1.3.

Publicidade

Isso significa que cada mulher está dando à luz um média de 1.3 criança em suas vidas, bem abaixo da média de 2 que é necessária para manter uma população estável.

Se a tendência continuar, analistas alertam que a atual população do país de 1,4 bilhão poderia diminuir pela metade antes do fim de 2055.

Política de filho único alterada

Por décadas, a China tentou frear a rápida expansão populacional ao limitar estritamente o número de crianças que os casais poderiam ter – mas agora está correndo para desfazer essas políticas, visto que o pêndulo balança de volta na outra direção.

Pequim adotou sua notória política de filho único em 1979 após a população do país ter quase dobrado em somente 3 décadas, colocando pressão sobre recursos.

Métodos de cumprimento rigorosos levaram a uma rápida na queda dos nascimentos, com a política relaxada somente em 2013 para permitir que famílias de filho único tivessem um outro bebê.

A política foi ainda mais abrandada em 2015 para permitir que as famílias tivessem duas crianças, e em agosto deste ano foi relaxada ainda mais para permitir 3 filhos.

Taxa de declínio

Agora, um novo documento de pesquisa de acadêmicos da Universidade X’ian Jiaotong expôs a escala do problema – alertando que a taxa de declínio pode ter sido gravemente subestimada.

Em 2019, as Nações Unidas citaram o declínio populacional da China e disseram que o país poderia esperar ter 100 milhões de pessoas a menos até 2065.

Mas o professor Jiang Quanbao agora acredita que poderia na verdade ser 700 milhões de pessoas a menos no país até o fim de 2055.

Se a taxa de natalidade cair ainda mais, então a taxa de declínio poderia ser ainda mais dramática, alerta seu mais recente documento de pesquisa.

Uma taxa de natalidade de 1 veria a população da China diminuir pela metade até 2029, escreveu.

As autoridades chinesas “precisam prestar atenção à potencial inércia negativa de crescimento populacional e fazer um plano de contramedidas com antecedência”, escreveu ele, de acordo com reportagem do South China Morning Post.

Fonte: Mail Online

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ovo dentro do ovo: fenômeno raro

Publicado em 4 de outubro de 2021, em Curiosidades

O granjeiro acostumado a colher os ovos todos os dias viu esse fenômeno pela primeira vez, do ovo duplo, como se fosse uma boneca russa.

Fotografia de quando partiu um ovo e o que saíram foram clara, gema e mais um outro inteiro (FNN)

Segundo a reportagem da FNN um raro fenômeno foi fotografado em uma granja de galinhas, na cidade de Nakagawa (Fukuoka). Quando Shuji Fujino, o proprietário, partiu um ovo, ouviu um som na tigela. Dentro havia a gema e a clara, e mais um ovo.

Publicidade

Foi a primeira vez que viu o fenômeno do ovo duplo, como se fosse a matriosca, ou boneca russa. “Já tinha visto com duas ou três gemas, mas um outro ovo dentro foi a primeira vez. E esse outro ovo tinha clara e gema”, relata.

Como se fosse uma matriosca (FNN)

Recuperou as cascas dos dois ovos, pois para ele se tornou um talismã. Diariamente recolhe mais de mil ovos e esse foi o primeiro, depois de ter visto que o tamanho era maior do que o normal.

“Estudo ovos há 40 anos e esta é a quarta vez que vejo. É muito raro”, comentou o professor Kazu Hatta, do Departamento de Alimentação e Nutrição da Universidade Feminina de Quioto.

Segundo o professor, a probabilidade do ovo duplo é de 1 a cada 200 mil. O ovo que deveria ter saído é devolvido de alguma forma para o interior da ave. A galinha faz a ovulação para formar a gema e a clara, envolve esse que foi devolvido, depois forma a membrana que se transforma em casca. Assim, bota um ovo maior, com outro dentro.

Ovos com as cascas coladas para guardar como talismã (FNN)

Fonte: FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!