Uma das redes de gyudon (tigela de arroz com carne) mais populares do Japão é a Matsuya.
Enquanto a rede sirve uma variedade de pratos gyudon com diferentes toppings (coberturas), ela também disponibiliza vários acompanhamentos, incluindo o tonjiru, uma sopa de missô feita com carne de porco e vegetais, um favorito de inverno no Japão.
O usuário do Twitter Jyuchi notou há pouco tempo algo agradavelmente enigmático sobre o tonjiru da Matsuya.
Aparentemente, o tonjiru continua quentinho por muito tempo, mesmo após você terminar de comer sua refeição.
“O tonjiru da Matsuya é superquente e simplesmente não esfria. Fico me perguntando que tipo de mecanismo é esse. Mesmo após eu ter terminado minha tigela de arroz com carne, ele está quente. Talvez será somente o meu?”.
実は脂が表面を覆うように量を調節して
放熱を防いでいます。だから松屋の豚汁は「湯気がでない!」
寒い時期に食べ終わるまであつあつの
豚汁を召し上がって頂きたい想いです。 https://t.co/jFnebXY4AC— 浜野 隼【松屋】 (@hamano_jun) January 18, 2022
Isso se espalhou pelo Twitter, com muitas pessoas no Japão concordando em por que o tonjiru da Matsuya parece nunca esfriar.
Eventualmente, o tuíte chamou a atenção de Jun Hamano, funcionário responsável pelo planejamento de vendas da Matsuya Foods, que opera o restaurante.
Hamano respondeu à pergunta de Jyuichi diretamente, revelando que a Matsuya faz uma preparação especial para garantir que a sopa não esfrie mesmo após ter sido pedida.
“A verdade é que regulamos a camada de gordura para cobrir a superfície da sopa, evitando dissipação de calor. É por isso que o tonjiru da Matsuya continua quente. Durante temporadas de frio, queremos que nossos clientes desfrutem de um tonjiru com temperatura agradável até eles terminarem suas refeições”.
Fonte: Grape Japan