Uma das salas de aula do Mundo de Alegria (Chunichi)
A escola sul-americana Mundo de Alegria, em Nishi-ku, cidade de Hamamatsu (Shizuoka), recebeu o Prêmio dos Cidadãos Globais, edição 2021, da Fundação Japão.
Publicidade
Foi elogiada por sua contribuição para a realização de uma sociedade multicultural oferecendo atividades educacionais para os nikkeis, desde crianças até estudantes do colegial.
Alunos de Aichi e Shizuoka
A cidade de Hamamatsu é o lar de muitos peruanos e brasileiros, os quais contribuem com sua mão de obra nas indústrias locais. Para apoiar os filhos desses trabalhadores, a japonesa Masami Matsumoto criou o Mundo de Alegria em 2003 para proporcionar educação, correspondente ao Japão, Peru e Brasil, desde o jardim de infância.
Atualmente tem 247 alunos, de 3 a 18 anos, os quais vêm do oeste de Shizuoka como também de Aichi.
Foto: HP da Fundação Japão
Além disso, também fornece aconselhamento de carreira, como ingressar na universidade e encontrar emprego, apoia cada pessoa a abrir seu próprio futuro, contribuindo para a formação de uma sociedade de diversidade, independentemente da nacionalidade ou idade.
Tenho lutado para defender o futuro dos alunos
No Mundo de Alegria os alunos passam a aprender o idioma japonês a partir do quarto ano e alguns deles são aprovados no Teste de Proficiência na Língua Japonesa nível 1, o mais elevado. Tem no histórico alunos do colegial que seguiram para um curso técnico ou ingressaram na universidade japonesa.
“Tenho lutado para defender o futuro dos alunos. Obtive o reconhecimento da educação tanto em japonês quanto na língua materna”, declarou a diretora em relação ao prêmio.
O Prêmio dos Cidadãos Globais (国際交流基金地球市民賞) foi estabelecido em 1985 pela Fundação Japão, com sede em Shinjuku-ku, Tóquio. Até o momento, 112 indivíduos e grupos foram premiados por sua contribuição para aprofundar a cooperação entre cidadãos japoneses e estrangeiros por meio do intercâmbio cultural internacional.
Fontes: Chunichi e divulgação