Covid-19 pode causar encolhimento do cérebro e perda de memória, mostra estudo

De acordo com os pesquisadores no estudo, há forte evidência para anormalidades relacionadas ao cérebro na covid-19.

Ilustrativa (banco de imagens)

A covid-19 pode causar encolhimento do cérebro, reduzir matéria cinzenta nas regiões que controlam emoção e memória, e danificar áreas que controlam o olfato, descobriu um estudo da Universidade de Oxford.

Publicidade

Os cientistas disseram que os efeitos foram vistos em pessoas que não haviam sido hospitalizadas com covid-19, e se o impacto poderia ser parcialmente revertido ou se eles persistiriam a longo prazo precisavam de investigação adicional.

“Há forte evidência para anormalidades relacionadas ao cérebro na covid-19”, disseram os pesquisadores no estudo, que foi divulgado na segunda-feira (7).

Mesmo em casos leves, participantes na pesquisa apresentaram “uma função executiva em degradação” responsável por foco e organização, e em média tamanhos de cérebros encolheram entre 0.2% e 2%.

O estudo revisado por pares (peer reviewed), publicado no jornal Nature, investigou mudanças nos cérebros em 785 participantes com idades entre 51 e 81 anos cujos órgãos em questão foram escaneados duas vezes, incluindo 401 indivíduos que contraíram covid-19 entre suas duas verificações. O segundo escaneamento foi feito em uma média de 141 dias após o primeiro.

O estudo foi conduzido quando a variante alfa era dominante no Reino Unido e é improvável incluir alguém infectado pela delta.

Estudos descobriram que algumas pessoas as quais contraíram covid-19 sofreram de “nevoeiro no cérebro”, ou névoa mental, que incluiu impedimento para atenção, concentração, velocidade de processamento de informação e memória.

Fonte: US News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mulher passa por cirurgia após ficar com escova de dentes presa na boca

Publicado em 9 de março de 2022, em Ásia

A mulher de 34 anos na Índia escorregou e caiu de lado no banheiro de sua casa em 4 de março com a escova na boca.

Ilustrativa (banco de imagens)

Uma mulher na Índia teve que passar por cirurgia após uma escova ter ficado presa em sua bochecha quando ela escorregou e caiu enquanto escovava os dentes.

Publicidade

Ekanamai Revathi, de 34 anos, que mora em Kanchipuram no estado de Tamil Nadu, escorregou no banheiro em 4 de março com a escova na boca, divulgou o site News18.

Ela caiu de lado, fazendo com que a escova perfurasse sua bochecha.

A escova ficou presa de uma maneira que a mulher não conseguia abrir ou fechar a boca, ou mesmo pedir ajuda.

Enquanto metade da escova de dentes tenha perfurado sua bochecha, parte dela ficou presa nas cavidades dentais, disse o site News 18.

Revathi foi encontrada caída no chão pelos seus familiares e levada para um hospital em Kanchipuram onde foi operada no dia seguinte.

A cirurgia, que envolveu cortar a parte da escova que havia atravessado sua bochecha, foi bem sucedida.

Sua condição de saúde da é estável, de acordo com reportagens de mídia local.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!