Edifício icônico da arquitetura do Japão será demolido

O edifício do Movimento Metabolista da arquitetura não teve manutenção nem restauração, por isso, envelheceu ao longo de meio século.

Prédio Chugin marcou o movimento metabolista na arquitetura (Wikipedia)

O icônico Nakagin Capsule Tower Building, construído em 1972, pelo famoso arquiteto japonês Kisho Kurokawa, um dos fundadores do Movimento Metabolista, está com os dias contados. 

Publicidade

Em 12 de abril começam as obras de demolição por causa do envelhecimento da construção que durou 50 anos. 

O prédio tem 140 cápsulas residenciais, fixadas para formar irregularidades, sendo que o plano de arquitetura inicial era substituí-las a cada 25 anos para que pudessem ser metabolizadas. No entanto, na realidade, foi deixado intocado e foi se deteriorando sem que nenhum reparo tivesse sido realizado.

De acordo com Tatsuyuki Maeda, representante do Projeto de Preservação e Regeneração do Edifício Nakagin Capsule Tower, criado pelo ex-proprietário, foi decidido vendê-lo para uma empresa imobiliária, em março do ano passado, a qual planeja desmontar e reconstruir o edifício. Por isso, os moradores se mudarão este mês.

Parece que há uma cooperação do projeto com Kisho Kurokawa Architects and Urban Design Office, para um plano de reutilização ou doar uma parte das cápsulas ao museu, ou convertê-las em instalações de acomodação.

Interior da cápsula parece uma nave (Wikipedia)

Cada cápsula tem 10 metros quadrados, de 4 por 2,5 metros, com cama, ar-condicionado, telefone, tevê, banheiro, geladeira e aparelho de som.

Não possui cozinha e nem local para colocar máquina de lavar roupa. Quando era necessário lavá-las se pedia a um concierge que ficava no prédio. Era bem contemporâneo para a época, totalmente funcional e muito bem localizado. 

Assista ao vídeo produzido há um ano.

Fonte: Sponichi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Graduando de 99 anos recebeu homenagem especial da universidade

Publicado em 29 de março de 2022, em Sociedade

Aos 99 anos concluiu um curso universitário e tem sonhos de servir à sociedade.

Graduando ao receber o diploma universitário (NHK)

Domingo (27) foi um dia especial para um formando de 99 anos, acadêmico do Centro de Aprendizagem Tokushima da Universidade Aberta do Japão, pois recebeu o seu diploma de formatura.

Publicidade

Onze dos 25 formandos compareceram à cerimônia, junto com o colega Gen’ichi Shimizu, o qual levou 17 anos para cumprir todos os créditos do curso de Psicologia e Educação da Universidade Aberta do Japão, estudando pela tevê e pela internet.

Ele se matriculou aos 82 anos, em 2005. O idoso e mais velho graduado da instituição, mostrou que pelo jeito não pretende parar. “Gostaria de continuar estudando. Ao longo da vida recebi ajuda de muitas pessoas, então gostaria de servir à sociedade como retribuição”, declarou. 

Shimizu quer continuar estudando e servir à sociedade (NHK)

Essa universidade (放送大学) oferece a oportunidade para as pessoas que queiram ser acadêmicas, desde que tenham concluído o colegial, mas que por algum motivo não podem ir ao campus diariamente, por estar trabalhando em tempo integral, por exemplo.

O ensino é oferecido através de uma rede própria de tevê e pela internet, tanto para graduação como pós-graduação.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!