Indonésia suspenderá exportações de óleo de palma e preços de produtos podem aumentar

Medida poderia piorar a crise alimentar global e aumentar os preços de centenas de produtos de consumo.

A Indonésia é a maior produtora de óleo de palma do mundo (ilustrativa/banco de imagens)

A Indonésia começará a restringir as exportações de óleo de palma nesta semana, uma medida que poderia piorar a crise alimentar global e aumentar os preços de centenas de produtos de consumo.

Publicidade

Os indonésios têm enfrentado problemas para conseguir produtos básicos de cozinha, visto que os preços globais do óleo de palma subiram, levando o governo a lançar subsídios em dinheiro, de acordo com a Antara, agência estatal de notícias.

O presidente Joko Widodo (Jokowi) anunciou na sexta-feira (22) que a Indonésia suspenderia as exportações de óleo de cozinha e matérias-primas usadas para produzi-lo “até novo aviso”, em uma tentativa de garantir fornecimentos locais. A suspensão entra em vigor na quinta-feira (28).

O país no Sudeste Asiático é o maior produtor de óleo de palma do mundo e o anúncio de 22 de abril fez com que os preço dos commodities “se descontrolassem”, disse James Fry, presidente da empresa de consultoria LMC International.

Mas as restrições também devem incluir a oleína de palma, um produto mais processado que é usado para óleo de cozinha e foram estimados 40% a 50% das exportações da Indonésia, de acordo com analistas.

Isso aumentaria a inflação, assim como os preços globais de alimentos atingiriam máximos históricos.

O que é o óleo de palma?

O óleo de palma é um ingrediente comum encontrado em grande parte dos alimentos no mundo, cosméticos e itens domésticos.

Fry disse que o preço de muitos itens como óleo de cozinha, macarrão instantâneo, aperitivos, produtos assados e margarina poderão aumentar quando a suspensão da Indonésia entrar em vigor.

Os preços do óleo de palma já estavam sob pressão após a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto mercados enfrentavam dificuldades para encontrar alternativas para envios de óleo de girassol parados nos portos do Mar Negro. A Ucrânia é tipicamente uma grande produtora de óleo de girassol, mas foi “completamente desregulada pela Rússia”, disse Fry.

“Temos a perfeita tempestade”, acrescentou ele, citando que outros fatores, como as secas na América do Sul e Canadá, também haviam restringido os fornecimentos de óleo de soja e de canola, respectivamente.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

China não tem interesse na III Guerra Mundial, é a favor da paz na Ucrânia

Publicado em 27 de abril de 2022, em Notícias do Mundo

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, o conflito armado na Ucrânia não deve se prolongar.

Bandeira da China (Pixabay)

As autoridades chinesas não querem a Terceira Guerra Mundial e são a favor de resolver o conflito na Ucrânia por meio da diplomacia, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, na terça-feira (26), segundo a agência de notícias russa TASS.

Publicidade

“Ninguém quer ver a Terceira Guerra Mundial, <…> é necessário apoiar o processo de promoção de negociações de paz [entre Rússia e Ucrânia]”, disse em uma coletiva de imprensa, respondendo à pergunta de um jornalista ocidental sobre como ele vê as palavras do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, sobre a ameaça

De acordo com Wang Wenbin, o conflito armado na Ucrânia não deve se prolongar. Ele destacou a necessidade de evitar consequências negativas que poderiam resultar no conflito ucraniano afetando não apenas a Europa, mas o mundo inteiro.

“Esperamos que todas as partes envolvidas mostrem equanimidade e evitem a escalada”, concluiu o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: TASS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!