Biwako: toneladas de entulhos na margem por causa da inundação

A correnteza despejou detritos e lixos da cidade de Nagahama no Biwako, sujando a costa de uma área destinada ao lazer e à pesca. Prejuízo para a economia local.

Operadores de equipamentos pesados fazem a retirada dos entulhos (Mainichi)

A costa do Lago Biwa (Biwako) está com entulhos – troncos, galhos e sujeiras de churrasco – ao longo de 10 quilômetros, trazidos pela inundação do Rio Takatoki, ocorrido na cidade de Nagahama (Shiga).

Publicidade

Mas essa sujeira toda não é na costa de Nagahama e sim na de Takashima, cidade que fica do lado oposto do lago. As fortes chuvas causaram o transbordamento do rio e tudo isso foi levado para o outro lado.

Por causa dos entulhos, o pico da temporada de lazer de verão, que é no feriado de Obon, será prejudicial para a cidade de Takashima. Os banhistas, os grupos que fazem churrasco e os que usam os acampamentos terão que ir para outro local até a retirada de mais de 140 toneladas de entulhos.

Esses galhos, troncos, eletrodomésticos como geladeira, materiais de construção, lixo de churrasco e outros começaram a chegar na praia de Takagihama na tarde de domingo (7).

À esq. praia de lazer limpa e à dir. a mesma praia cheia de barro, depois de retirados os entulhos mais pesados (Asahi)

A Cooperativa de Pesca Kaizu está impossibilitada de pescar desde o dia 7. Shigeki Nakamura, 70, presidente do sindicato dos pescadores de Kaizu, lamentou. “Ainda há troncos na costa e, se um barco de pesca colidir com ele, quebrará. Não poderemos pescar por mais dois ou três dias”, disse e contou que estão parados desde domingo. Na quarta-feira (10), um navio saiu para o lago, mas a hélice e o casco bateram nos destroços à deriva, fazendo um som estranho, por isso, voltou logo.

O Takagihama Auto Camping Ground, em Makino-cho, com o apoio da prefeitura, removeu os entulhos usando 5 máquinas pesadas pela manhã. “É difícil não apenas remover troncos grandes, mas também os pequenos pedaços de madeira na água. Eu gostaria de poder deixar tudo limpo para o feriado”, disse o dono da empresa, Shiro Tsuji, 74.

Existe o risco de que os danos se espalhem, por isso o governo de Shiga vai cooperar com a prefeitura para prosseguir com os trabalhos de remoção, mas a previsão é que demore até o final deste mês. “Alguns deles são perigosos, então, por favor, não toque descuidadamente nos entulhos à deriva”, comentou um porta-voz da prefeitura de Takashima. A cidade espera que o lazer e a pesca possam voltar ao normal logo.

Fontes: Mainichi e Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Meteorologista fica encantado ao descobrir tela sensível ao toque ao vivo e viraliza

Publicado em 11 de agosto de 2022, em Notícias do Mundo

O meteorologista Greg Dutra compartilhou o vídeo no Twitter e escreveu, ‘Isso não estava no manual de treinamento’. Foi visto mais de 4,7 milhões vezes.

‘Eu não sabia que dava para fazer isso’, disse Greg Dutra deslumbrado com a touchscreen (Twitter/@DutraWeather)

Um meteorologista descobriu, para sua surpresa, que a tela onde ele estava demonstrando padrões do clima ao vivo tinha uma touchscreen (tela sensível ao toque). A reação hilária de Greg Dutra durante seu programa ao vivo diurno viralizou.

Publicidade

No vídeo, Dutra é visto tocando a tela da TV e falando sobre os padrões climáticos. Quando o mapa se move, Dutra parece surpreso e diz, “Oh! Eu mexi o mapa… Eu não sabia que dava para fazer isso. De jeito nenhum!”.

Em meio à reação de Dutra, é possível ouvir alguém dizendo, “Tenho que tentar”. Então o âncora Terrell Brown se aproxima e toca a tela. Dutra aumenta o zoom na tela e ri alto dizendo, “É um grande dia! Nossas temperaturas estão esquentando formidavelmente nesta tarde. Mas eu não sabia. Nunca toquei nela antes”.

Então ele descobre que pode inclinar o mapa também.

Veja o vídeo engraçado:

Dutra compartilhou o vídeo no Twitter e escreveu, “Isso não estava no manual de treinamento. Saí dos trilhos quando descobri que a TV é uma touchscreen enquanto estava ao vivo na ABC7 Chicago.

O vídeo teve mais de 4,7 milhões de visualizações.

Fonte: Indian Express

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!