OMS pede ajuda ao público para mudança de nome da varíola dos macacos

A OMS pediu ajuda do público a fim de chegar a uma designação menos estigmatizante para a doença que se espalha rapidamente no mundo.

Tubo de teste de sangue de varíola dos macacos, monkeypox em inglês (ilustrativa/banco de imagens)

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que está buscando renomear a varíola dos macacos, pediu na terça-feira (16) ajuda do público a fim de chegar a uma designação menos estigmatizante para a doença que se espalha rapidamente.

Publicidade

A OMS manifesta preocupação há semanas com o nome da doença que despontou no palco global em maio.

Especialistas alertam que o nome pode ser estigmatizante aos primatas de quem recebeu o nome, mas que representam pouco papel em sua propagação, e ao continente africano com o qual os animais são geralmente associados.

Recentemente no Brasil, por exemplo, houve casos reportados de pessoas atacando macacos por medo da doença.

“Queremos realmente encontrar um nome que não seja estigmatizante”, disse a porta-voz da OMS, Fadela Chaib aos repórteres em Genebra, na Suíça, acrescentando que a consulta está agora aberta a todos através de um site dedicado.

A varíola dos macacos recebeu esse nome porque o vírus foi originalmente identificado em primatas mantidos para pesquisa na Dinamarca em 1958, mas a doença é encontrada em vários animais, e mais frequentemente em roedores.

A doença foi descoberta em pessoas pela primeira vez em 1970 na República Democrática do Congo, com a propagação humana desde então limitada principalmente a certos países da África Ocidental e Central onde ela é endêmica.

Mas em maio, casos da doença, que causa febre, dores musculares e lesões na pele parecendo bolhas, começaram a se espalhar rapidamente em todo o mundo, principalmente entre homens que tiveram relações sexuais com homens.

No mundo, mais de 31 mil casos foram confirmados desde o início deste ano, e 12 pessoas morreram, de acordo com a OMS, que designou o surto uma emergência de saúde global.

A OMS anunciou na semana passada que um grupo de especialistas que ela convocou já havia concordado sobre novos nomes para variantes do vírus da varíola dos macacos, ou clados.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileira de Hamamatsu teria fugido do local do acidente e foi presa

Publicado em 17 de agosto de 2022, em Crime

Segundo a polícia, o acidente aconteceu por condução negligente e também a brasileira teria fugido sem prestar socorro.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!