Por volta das 9h20 do dia 28, uma pessoa da família da vítima, o japonês 丸山明, 75, residente em Matsumoto (Nagano), ligou para a polícia pedindo socorro porque foi atacado pelo urso de estimação.
Segundo a polícia, o idoso japonês foi encontrado desmaiado na frente da jaula do urso em sua propriedade. Embora tenha sido socorrido e levado para o hospital, foi confirmada sua morte.
O urso negro asiático de estimação, macho, de cerca de 1 metro e peso de 80 quilos, teria atacado o seu dono quando estava cuidando dele, dando-lhe ração.
Quando os amigos caçadores souberam disso, trataram de matá-lo para evitar outro incidente trágico como esse. Nessa ocasião, a polícia já tinha chegado para o resgate e o urso estava rondando perto da vítima, seu dono.
De acordo com o Centro de Saúde Pública da cidade, como o urso é um animal que pode causar danos humanos, é preciso ter uma licença para tê-lo como pet.
Maruyama, a vítima, tinha permissão para manter o urso desde 2004 e, quando inspecionaram a estrutura e as fechaduras da jaula em maio deste ano, não encontraram nenhum problema.
Fontes: Mainichi e SBC