15ª edição do Bunrenkai do Seinen Shori: evento online gratuito para prática do japonês e português

A participação no Bunrenkai está aberta a pessoas com qualquer nível de fluência nos idiomas português e japonês, desde o nível iniciante até o nativo.

A 15ª edição do evento será realizada em 29 de janeiro no Japão

O Bunrenkai da Associação Nikkei de Vitória (ANV) é um evento online gratuito para interessados na prática da língua japonesa, da língua portuguesa e intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.

Publicidade

A participação no Bunrenkai está aberta a pessoas com qualquer nível de fluência nos idiomas português e japonês, desde o nível iniciante até o nativo.

A 15ª edição do evento será realizada em 29 de janeiro (domingo) às 9h (horário do Japão).

Para quem estiver no Brasil, a data será 28 de janeiro (sábado) às 21h. Tema: Saúde mental

As inscrições podem ser feitas tocando aqui.

Via Consulado-Geral do Brasil em Nagoia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Polens: dispersão começa em fevereiro e o volume é bem maior do que a média

Publicado em 19 de janeiro de 2023, em Tome Nota

Se é alérgico aos polens ou tem tendência, leia a matéria com a previsão deste ano, pois a tendência é de ser incrivelmente maior do que o normal.

Mulher com corisa (Hippox)

A única província do Japão que não tem problema com os polens de cedro, cipreste e bétula branca asiática é Okinawa. Em todas as demais 46 esse fenômeno natural é preocupante para a população, especialmente para quem já desenvolveu alergia como febre do feno ou polinose, chamada de kafunsho em japonês.

Publicidade

As duas companhias privadas de meteorologia – Tenki e WeatherNews – divulgaram suas previsões sobre a dispersão dos polens em 2023, na quarta e quinta-feira (19), respectivamente.

A partir do início de fevereiro, os polens de cedro começarão a voar em partes das regiões de Kanto, Kyushu, Kinki e Tokai, e espera-se que se espalhe por todo o país. Estima-se que a quantidade de dispersão será maior no oeste do Japão, Tokai e Kanto do que em 2022, e menor em Hokuriku e no norte do Japão.

Cidades e previsão de início da dispersão dos polens (Tenki)

De acordo com as empresas, a temperatura no arquipélago japonês deverá voltar ao normal em fevereiro (possivelmente com temperaturas levemente abaixo do normal), depois de um forte frio no final de janeiro, e a quebra da dormência, em que as flores masculinas de cedro acordam, está progredindo.

Os polens de cedro atingem o pico no final de fevereiro e os do cipreste no final de março, mas depende da região.

As províncias em laranja e vermelho são que terão uma quantidade de polens bem elevada, como Aichi, Shizuoka, Mie e outras (Tenki)

Espera-se que a quantidade de dispersão seja maior do que na temporada anterior em Kyushu a Tohoku, e especialmente em Shikoku, Kinki, Tokai e Kanto-Koshin.

A estimativa de quantidade de dispersão dos polens por região é:

  • 151% em Chugoku e Shikoku
  • 132% em Kyushu
  • 122% em Kinki, Tokai, Kanto e Yamanashi 

 Tipos de pólens

Os polens são de 3 tipos de árvores: cipreste (hinoki), cedro (sugi) e bétulas brancas asiáticas (shirakaba), sendo essa última mais centrada em Hokkaido.

Sabe-se que muitos botões de flores são formados no verão, e a quantidade de polens depende de certas condições como temperatura alta, as horas de sol são longas e pouca chuva. Como as condições foram favoráveis, a quantidade de dispersão na primavera seguinte é grande, como acontecerá este ano.

Prevenção à polinose ou kafunsho

Para quem tem alergia deve começar a se prevenir desde já. O mais importante é melhorar o sistema imune, o qual garante proteção contra as infecções e inflamações.

Leia algumas matérias com alimentos que podem ajudar a manter o sistema imune em dia:

Cuide-se antes!!!

Fontes: WeatherNews e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!