Menina morreu de gripe aviária e OMS não esconde preocupação

Depois da morte de uma menina, a OMS teme o contágio da gripe aviária em humanos.

Pai segura as fotos da filha que morreu pela infecção do vírus da gripe aviária (JNN)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação após a morte de uma menina de 11 anos no Camboja, depois de ter testado positivo com o vírus da gripe aviária H5N1.

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde do Camboja, a menina apresentou sintomas como febre alta, tosse e dor de garganta no dia 16 e morreu no dia 22. As autoridades disseram ter coletado amostras de 12 pessoas que estiveram em contato com a menina e, na sexta-feira, o pai de 49 anos testou positivo, mas era assintomático.

A menina era de uma aldeia rural perto de Phnom Penh, capital do Camboja. Segundo os relatos locais, teve febre de 39 graus Celsius em 16 de fevereiro e foi tratada na aldeia por três dias. Depois disso, foi transferida para um hospital nacional.

Nessa aldeia foram encontradas carcaças de vários animais selvagens, mortos pelo vírus da gripe aviária.

Foi a primeira vez em 9 anos, desde 2014 que a infecção humana pela gripe aviária foi confirmada no Camboja.

Além disso, na costa do Peru, na América do Sul, mais um leão-marinho morto foi encontrado perto das aves selvagens que se acredita estarem infectadas com a gripe aviária.

O Peru está com surto de gripe aviária desde novembro do ano passado e estima-se que mais de 63 mil aves morreram. Pelo menos 716 leões-marinhos das reservas naturais morreram de gripe aviária, segundo as autoridades locais. 

Leão-marinho infectado no Peru (JNN)

Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz da OMS afirmou que “a situação é de preocupação global, pois os casos de infecção em mamíferos, incluindo humanos, estão aumentando”.

E no Japão?

A gripe aviária se espalhou no pior ritmo de todos os tempos nesta temporada, no arquipélago nipônico.

Até agora, não houve relato de infecção humana no Japão, mas existe algum risco de infecção no futuro?

“Nos últimos anos, houve relatos de transmissão de aves para humanos nos Estados Unidos e no Reino Unido. A infecção em humanos pode ocorrer em qualquer país e é mais importante do que nunca conter o surto no ponto de origem”, explicou o professor Yoshihiro Sakoda, da Universidade de Hokkaido, especialista em gripe aviária

Além disso, o professor expressa sua preocupação em relação à infecção de mamíferos como os leões-marinhos e os leões-marinhos-de steller, o que poderá causar a mutação do vírus.  

Fontes: FNN e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Site de inscrição do My Number card lotado com mais de 1 hora de espera

Publicado em 28 de fevereiro de 2023, em Sociedade

No último dia de solicitação do My Number Card e ganhar os Maina Points, o site para inscrição online está lotado.

Imagem: IT Media

Na manhã de terça-feira (28), prazo final para solicitar o cartão My Number Card e receber os 20.000 ienes em pontos, o site para solicitação online está lotado e uma mensagem de mais de 1 hora de espera é exibido.

Publicidade

Acredita-se que houve uma enxurrada de pessoas tentando se inscrever de última hora antes de ir para o trabalho. Para receber os MyNa Points é necessário solicitar o cartão até 28 de fevereiro e solicitar os pontos até 31 de maio.

À medida que o prazo final de inscrição se aproxima, o tempo de congestionamento no site de inscrição aumentou. Se o sistema estiver lotado, será exibida uma página de espera informando o tempo estimado de espera. Na noite do dia 27, houve momentos em que a espera era superior a 50 minutos, e às 9h50, do dia 28 a espera era de 70 minutos.

As inscrições para o My Number Card podem ser feitas não apenas online ou nos balcões montados nas prefeituras e subprefeituras, mas também por correio, inscrição em máquinas de identificação com foto e inscrições em lojas de celulares em todo o país.

Fonte: IT Media

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão