Toyota e Honda acatam propostas de aumentos salariais, as maiores de 20 e 30 anos

As propostas foram feitas pelos sindicatos dos trabalhadores das duas montadoras, as quais decidiram extraordinariamente rápido essa chamada batalha de primavera.

Linha de montagem da Honda (JNN)

A chamada batalha de primavera (春闘, lê-se shunto) acontece anualmente e se refere às negociações entre os sindicatos dos trabalhadores das empresas e o lado patronal, para definição dos aumentos salariais do novo ano fiscal.

Publicidade

Este ano os sindicatos dos funcionários das duas montadoras, Toyota e Honda, nem precisaram entrar em negociações acirradas como costuma acontecer. 

O sindicato trabalhista da Toyota exigiu um aumento salarial mensal de até 9.370 ienes mensais, dependendo da ocupação e da classe. A Toyota Motor considerou responder rapidamente ao pedido do sindicato com o valor integral, sem negociações. É o maior nível dos últimos 20 anos.

Em relação à outra montadora, a Honda, a decisão foi tomada já na segunda rodada de negociações e o lado patronal acatou os pedidos do sindicato trabalhista. Assim, o salário-base mensal terá aumento de 12,5 mil ienes e o aumento periódico, em geral uma vez ao ano, a partir de abril, ficou definido em 19 mil ienes mensais por funcionário.

Foram os maiores aumentos concedidos nos últimos 30 anos da Honda.

“Concordamos com o sindicato que é necessário criar um ambiente onde possamos nos concentrar nos esforços de reforma removendo a ansiedade sobre o custo de vida devido ao rápido aumento dos preços”, disse um dos diretores da Honda Motor.

As duas montadoras responderam extraordinariamente rápido aos pedidos dos sindicatos dos trabalhadores, sem entrar em largas rodadas de negociações.

Fontes: ANN e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vietnamita é preso por tráfico de ecstasy

Publicado em 23 de fevereiro de 2023, em Crime

Polícia prende vietnamita por suspeita de contrabando de drogas

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!