Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Mais de 90% das crianças no Japão dizem que o peso da ‘randoseru’ é um problema

Publicado em 9 de fevereiro de 2023, em Sociedade

A mochila de couro resistente conhecida como ‘randoseru’ pode pesar de 4 a 10 quilos quando cheia, deixando estudantes com dores e querendo algo mais leve.

Crianças voltando da escola com suas tradicionais randoseru (ilustrativa/banco de imagens)

É uma visão familiar em todas as manhãs e tardes durante a semana no Japão: crianças tão novas quanto 6 anos sob a pressão de uma mochila de couro repleta de livros.

Publicidade

A randoseru, uma derivação japonesa de ransel, a palavra holandesa obsoleta para mochila, é um acessório de educação primária, um depósito de tudo que uma criança precisa para passar um dia na escola.

Mas agora as crianças estão se abrindo, queixando-se que suas mochilas são tão pesadas que as deixam com dores nas costas e ombros.

Pesquisa

Mais de 90% das crianças entre 6 e 12 anos que usam randoseru dizem que o peso é um problema, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Footmark, uma fabricante sediada em Tóquio de roupas de banho para crianças em idade escolar.

Em uma reportagem sobre a pesquisa com 1,2 mil pais e seus filhos, o jornal Yomiuri disse que 93% das crianças achavam que suas mochilas eram muito pesadas, uma opinião compartilhada por 90% dos pais.

Preço

As mochilas, introduzidas inicialmente para encorajar as crianças a caminharem de e para a escola, são feitas para durarem durante seus 6 primeiros anos de educação obrigatória.

Mas sua durabilidade e proporções amplas vêm a um preço.

De acordo com o Yomiuri, o peso médio de uma randoseru com livros e outros itens escolares é de 4.28Kg, aumento dos 3.97Kg em 2022. Algumas crianças têm dificuldades com mochilas pesando mais de 10Kg, acrescentou o jornal.

Querem algo mais leve

Uma em cada 4 crianças que mencionaram o problema do peso se queixou de dores nas costas ou nos ombros, enquanto 65% de todos os entrevistados disseram que gostariam de trocar a randoseru por algo mais leve.

As queixas dos pais sobre os itens se centraram tradicionalmente no valor considerável da mochila.

Elas estavam custando em média ¥56.425 em 2022, de acordo com uma pesquisa da associação industrial Randoseru Kogyokai. O preço aumentou cerca de ¥20 mil na última década.

Escolas tentam endereçar o problema dos peso

Originalmente usadas por soldados rasos japoneses, as randoseru começaram a ser aderidas por estudantes pela primeira vez nos anos 1800. As versões de hoje, feitas de uma combinação de couro macio e resistente, vêm em uma variedades de cores, embora a vermelha seja mais popular entre as meninas e a preta a norma entre meninos.

Algumas autoridades locais endereçaram a questão do peso ao permitir que as crianças deixassem seus livros em suas classes, principalmente durante os meses úmidos de verão, apesar da preocupação de que isso os desencorajaria de fazer a lição de casa.

Fonte: The Guardian

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!